Nutrição: Saiba por que nutricionista condena suco de laranja no café da manhã

Um suco de laranja, uma torrada com um fio de azeite, uma fatia de peito de peru e frutas picadas. À primeira vista, parece um café da manhã saudável e perfeito. Mas, há um ingrediente que frequentemente passa despercebido: o suco de laranja.

Segundo a nutricionista Anna Costa, o item perde as fibras ao ser espremido, já que não se utiliza a polpa. Isso significa que, embora contenha vitaminas, a bebida pode causar picos de açúcar no sangue devido à ausência desse nutriente, que ajuda a regular a absorção do carboidrato.

“Quando você mastiga uma fruta, sua fibra chega ao estômago e infla como se fosse uma esponja graças à água da fruta ou à água que bebemos. Por isso, ela é o nutriente que torna os açúcares da fruta mais saudáveis”, explicou a nutricionista ao portal espanhol Saber Vivir.

Ela ainda ressaltou que as fibras desempenham um papel crucial no sistema digestivo, retardando a absorção dos açúcares pelos intestinos. Ou seja, ao consumir suco de laranja sem a polpa, os açúcares são absorvidos de forma acelerada, resultando em picos de glicose no sangue.

Portanto, é aconselhável optar por consumir a fruta inteira, em vez de apenas o suco, para garantir uma absorção mais equilibrada dos açúcares. “Os açúcares do suco demoram entre 5 e 10 minutos para chegar ao intestino e entrar no sangue, enquanto os da fruta inteira demoram pelo menos meia hora”, finalizou Anna.

Metropoles