Motoristas podem verificar pontos da CNH no Portal de Serviços do Detran/RN
Leia mais sobre o artigo Motoristas podem verificar pontos da CNH no Portal de Serviços do Detran/RN
Foto: Detran/RN

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) orienta os condutores potiguares sobre a importância de acompanhar regularmente a pontuação registrada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A consulta é simples, gratuita e pode ser realizada pela internet, por meio do Portal de Serviços do Detran/RN, no endereço eletrônico portal.detran.rn.gov.br.

Verificar a pontuação da CNH é uma medida preventiva importante para que o condutor acompanhe sua situação junto ao órgão de trânsito, identifique possíveis registros de infrações, evite surpresas e tenha maior controle sobre a regularidade do seu documento de habilitação. A prática também contribui para uma condução mais consciente, pois permite que o motorista perceba o impacto das infrações cometidas e adote uma postura mais segura no trânsito.

(mais…)

Continue lendoMotoristas podem verificar pontos da CNH no Portal de Serviços do Detran/RN

Suvisa promove reunião sobre enfrentamento das intoxicações por ciguatera
Leia mais sobre o artigo Suvisa promove reunião sobre enfrentamento das intoxicações por ciguatera
Foto: SESAP/ASSECOM

A Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte (Suvisa) realizOU, nesta quinta-feira (25), uma reunião técnica para discutir os problemas causados pelas intoxicações provocadas por peixes contaminados com ciguatera.

A ciguatera é uma intoxicação alimentar causada pela ingestão de peixes contaminados por uma neurotoxina (a ciguatoxina). Essa toxina é produzida por microalgas marinhas e se acumula na cadeia alimentar como em peixes grandes e predadores. Os principais focos são a Ilha de Fernando de Noronha e o litoral do Rio Grande do Norte.

Com o objetivo de discutir e encontrar alternativas de enfrentamento, a reunião aconteceU na Universidade Potiguar da Avenida Senador Salgado Filho e conta com representantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), Universidade Federal do RN (UFRN), Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), IBAMA, Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia (SRNI), IDEMA e IDIARN. Thiago Raulino, subcoordenador da Suvisa e Rafaela Araújo, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, coordenam a reunião e participam das mesas de debates.

(mais…)

Continue lendoSuvisa promove reunião sobre enfrentamento das intoxicações por ciguatera

Seca grave não é mais registrada no RN no mês de maio, aponta estudo

No Rio Grande do Norte, devido às chuvas acima da média nos últimos meses, a seca grave deixou de ser registrada e houve diminuição das áreas com seca moderada nas regiões Central e Oeste Potiguar. A seca fraca recuou na região Central, ampliando a área sem seca relativa.

Em maio de 2026, 52,09% dos municípios apresentaram algum nível de seca. No período analisado não ocorreram registros de municípios nas classes de Seca Grave, Seca Extrema ou Seca Excepcional.

Contudo, a categoria mais frequente foi Sem Seca Relativa, com 47,90% dos municípios. A classe de Seca Fraca alcançou 30,54% da área do estado. Já a Seca Moderada atingiu 21,56% dos municípios potiguares.

(mais…)

Continue lendoSeca grave não é mais registrada no RN no mês de maio, aponta estudo

IFRN Campus João Câmara: Abertas as inscrições para o PET da Licenciatura em Física
Leia mais sobre o artigo IFRN Campus João Câmara: Abertas as inscrições para o PET da Licenciatura em Física
Foto: reprodução/facebook

Campus João Câmara do IFRN torna público o Edital Nº 33/2026-DG/JC/RE/IFRN, que regulamenta o processo seletivo para estudantes interessados em integrar o Programa de Educação Tutorial (PET) da Licenciatura em Física. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de junho, por meio deste formulário eletrônico.

Para participar, o candidato deve estar cursando, no mínimo, o segundo semestre da graduação, ter sido aprovado nos componentes curriculares de Mecânica Básica I e II, não acumular outra bolsa e possuir disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades do programa.

O processo seletivo será composto por uma prova escrita, de caráter classificatório e eliminatório, com questões baseadas nos conteúdos de Mecânica Básica I e II. A aplicação está prevista para o dia 2 de julho, no Campus João Câmara.

(mais…)

Continue lendoIFRN Campus João Câmara: Abertas as inscrições para o PET da Licenciatura em Física

Bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho
Leia mais sobre o artigo Bandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Agência Brasil

A bandeira tarifária permanecerá amarela em julho, informou hoje (26) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, será mantido o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos nas contas de luz, no próximo mês, para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 

Segundo a Aneel, a decisão foi tomada devido ao período seco no Brasil, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado.

“A manutenção da bandeira amarela, ativa desde abril, reflete condições menos favoráveis de geração no País, típicas do período seco, quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado”, explicou a agência.

(mais…)

Continue lendoBandeira tarifária das contas de luz segue amarela em julho

Pesquisa ITEM aponta empate para Senado; Rafael Motta lidera no segundo voto

A TV Ponta Negra divulgou nesta sexta-feira (26) pesquisa do Instituto ITEM que confirma o crescimento da pré-candidatura de Rafael Motta (PDT) ao Senado Federal. Na pesquisa espontânea, o ex-deputado registra 14,4% das intenções de voto, demonstrando alto nível de lembrança do eleitorado.

No cenário estimulado para o primeiro voto, alcança 18,6%, empatado tecnicamente com concorrentes de mandato, enquanto no segundo voto lidera com 18,8%. Na soma dos dois votos, mantém 18,6%, permanecendo entre os mais competitivos da disputa.

Os números refletem o fortalecimento da pré-candidatura de Rafael, impulsionada pela ampliação de apoios em todas as regiões do Rio Grande do Norte e pela apresentação de propostas voltadas à saúde, causa animal e defesa de direitos. A tendência de crescimento consolida sua posição como um dos principais nomes na disputa por uma das vagas ao Senado em 2026.

(mais…)

Continue lendoPesquisa ITEM aponta empate para Senado; Rafael Motta lidera no segundo voto

Prefeita de Pau dos Ferros sofre acidente na BR-101 ao voltar de evento do PSD Mulher em Touros
Leia mais sobre o artigo Prefeita de Pau dos Ferros sofre acidente na BR-101 ao voltar de evento do PSD Mulher em Touros
Foto: Cedida/blog do BG

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, sofreu um acidente de trânsito na noite desta sexta-feira(26), na BR-101, na altura do município de Rio do Fogo, quando retornava de um evento promovido pelo PSD Mulher, em Touros. A informação é do Blog do BG

De acordo com as informações repassadas pela equipe da prefeita, o veículo em que ela estava colidiu com uma vaca que estava na rodovia. O acidente provocou danos materiais no carro, mas todos os ocupantes passam bem.

Além de Marianna Almeida, estavam no veículo o motorista Victor, que também é advogado e amigo da prefeita, a secretária municipal da Mulher, Lunária, e a assessora de comunicação Nadja.

(mais…)

Continue lendoPrefeita de Pau dos Ferros sofre acidente na BR-101 ao voltar de evento do PSD Mulher em Touros

TRE-RN mantém cassação de prefeito e vice eleitos de São Miguel do Gostoso por unanimidade
Leia mais sobre o artigo TRE-RN mantém cassação de prefeito e vice eleitos de São Miguel do Gostoso por unanimidade
Foto: reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) concluiu nesta quinta-feira (25) o julgamento do Recurso Eleitoral nº 0600211-41.2024.6.20.0014 e decidiu, por unanimidade, decretar mais uma condenação e novamente a cassação da chapa eleita nas eleições municipais de 2024 em São Miguel do Gostoso. A informação é do portal ocontador.causos

O processo envolve o prefeito eleito Léo de Doquinha (PSD) e o vice-prefeito João Eudes (PT), que já haviam sido condenados em primeira instância por supostos casos de abuso de poder político, conduta vedada a agente público e propaganda institucional irregular durante o período eleitoral.

O julgamento havia sido iniciado anteriormente no TRE-RN em 12 de maio, quando o placar chegou a 2 votos a 0 pela manutenção da sentença. Na ocasião, o desembargador Daniel Maia pediu vista dos autos, suspendendo temporariamente a análise do recurso para um exame mais aprofundado do caso.

(mais…)

Continue lendoTRE-RN mantém cassação de prefeito e vice eleitos de São Miguel do Gostoso por unanimidade

Todos Por Elas reúne lideranças em Touros para debater protagonismo feminino e enfrentamento à violência contra a mulher
Leia mais sobre o artigo Todos Por Elas reúne lideranças em Touros para debater protagonismo feminino e enfrentamento à violência contra a mulher
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Touros recebeu mais uma edição do Todos Por Elas, iniciativa do PSD Mulher RN voltada ao fortalecimento da participação feminina na sociedade e na política. O evento reuniu lideranças políticas, mulheres de diferentes segmentos e representantes da comunidade em um encontro marcado pelo debate sobre igualdade, representatividade e combate à violência de gênero.

Participaram da programação a presidente do PSD Mulher RN, Marianna Almeida, o prefeito de Touros, Pedro Filho, e a vice-prefeita Fernandinha, que destacaram a importância de ampliar os espaços de participação das mulheres e fortalecer políticas públicas voltadas à promoção da equidade.

Durante o encontro, foi reforçada a necessidade de manter o enfrentamento ao feminicídio e à violência contra as mulheres como uma pauta permanente. O debate ressaltou que a mudança desse cenário passa pelo fortalecimento da presença feminina nos espaços de decisão e pelo engajamento de toda a sociedade, incluindo os homens, na construção de uma cultura de respeito, proteção e igualdade.

(mais…)

Continue lendoTodos Por Elas reúne lideranças em Touros para debater protagonismo feminino e enfrentamento à violência contra a mulher

Operação “RED DOT”: ação integrada das Polícias Civis do RN, CE, PB e SC prende seis suspeitos de integrar a facção criminosa
Leia mais sobre o artigo Operação “RED DOT”: ação integrada das Polícias Civis do RN, CE, PB e SC prende seis suspeitos de integrar a facção criminosa
Foto: Secoms/PCRN

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, entre os dias 23 e 26 de junho, a Operação “RED DOT”, em ação integrada com as Polícias Civis do Ceará, da Paraíba e de Santa Catarina, que resultou no cumprimento de 6 mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão.

Durante a ação, foram presos seis suspeitos: uma mulher de 28 anos e cinco homens de 21, 23, 28, 28 e 31 anos, suspeitos de integrarem um grupo criminoso de atuação nacional, com ramificações no Rio Grande do Norte e em outros estados.

As diligências ocorreram nos municípios de Mossoró/RN, Aracati/CE, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Porto Belo/SC e Uberlândia/MG.

(mais…)

Continue lendoOperação “RED DOT”: ação integrada das Polícias Civis do RN, CE, PB e SC prende seis suspeitos de integrar a facção criminosa

Governo do RN inaugura novo Regimento de Polícia Montada e entrega 38 viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar
Leia mais sobre o artigo Governo do RN inaugura novo Regimento de Polícia Montada e entrega 38 viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar
Foto: Assecom/Carmem Felix

O Governo do Rio Grande do Norte inaugurou, nesta sexta-feira (26), o novo Regimento de Polícia Montada (RPMon) da Polícia Militar, em Macaíba, e realizou a entrega de 38 novas viaturas operacionais ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN).

A solenidade foi conduzida pela governadora Fátima Bezerra e reuniu autoridades dos governos federal e estadual, além da cúpula das forças de segurança pública.

Durante o evento, o Corpo de Bombeiros Militar recebeu 38 novas caminhonetes operacionais, fruto de um investimento de R$ 9,55 milhões. Do total, 36 veículos foram adquiridos com recursos do Governo do Estado, enquanto outras duas viaturas foram viabilizadas por emendas parlamentares.

(mais…)

Continue lendoGoverno do RN inaugura novo Regimento de Polícia Montada e entrega 38 viaturas ao Corpo de Bombeiros Militar


RN adere ao Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio
Leia mais sobre o artigo RN adere ao Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio
Foto: Carmem Felix

Sob um clima de emoção e sentimento de justiça, o Rio Grande do Norte aderiu nesta sexta-feira (26) ao Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio, conhecido como pacto “Todos por Todas”, compromisso assumido pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e coordenado pelo Governo Federal para articular políticas de prevenção, proteção às mulheres.

Ao lado da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva e da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, a governadora Fátima Bezerra assinou, em solenidade realizada no auditório da reitoria da UFRN, o documento que articula ações permanentes entre os três poderes para reduzir a impunidade e assegurar o acolhimento das vítimas.  Após a adesão do Ceará, o RN é o segundo estado brasileiro a firmar o pacto.

O ato integrou a programação do evento Diálogos Federativos – Sistema Único de Segurança Pública: Caminhos para o Fortalecimento da Cooperação Federativa. Promovido pelo Governo Federal, pela Associação Brasileira de Municípios e pelo Governo do Estado, o encontro reúne gestores e especialistas dos três níveis de governo para discutir o fortalecimento da cooperação federativa, da governança e do financiamento do Sistema Único de Segurança Pública.

(mais…)

Continue lendoRN adere ao Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio

Polícia Civil incinera 100 quilos de entorpecentes apreendidos em Mossoró
Leia mais sobre o artigo Polícia Civil incinera 100 quilos de entorpecentes apreendidos em Mossoró
Foto: ASCOM/SEAP

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte realizou, nesta quinta-feira (25), a incineração de aproximadamente 100 quilos de entorpecentes no município de Mossoró.

O material destruído é fruto do trabalho integrado e das ações das forças de segurança atuantes na cidade e em municípios vizinhos ao longo dos últimos três meses.

Durante o procedimento, foram retiradas de circulação, de forma definitiva, diversas substâncias ilícitas, com destaque para grandes quantidades de maconha, crack e cocaína, representando um impacto significativo nas estruturas financeiras da criminalidade organizada na região Oeste do estado.

(mais…)

Continue lendoPolícia Civil incinera 100 quilos de entorpecentes apreendidos em Mossoró

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que cria transporte público entre cidades do interior

Brasil 61

A Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou parecer favorável ao Projeto de Lei 6727/25, que cria um sistema de transporte público entre cidades do interior para ampliar o acesso de comunidades vulneráveis à saúde, educação e trabalho.

Pela proposta, a coordenação do programa ficaria a cargo do governo federal, em parceria com gestores estaduais, municipais, autarquias de trânsito, consórcios intermunicipais e representantes dos sistemas de saúde e assistência social. A implementação das linhas poderá ocorrer por administração direta, parcerias comerciais, contratos de concessão e convênios.

Para garantir a transparência, haverá monitoramento contínuo dos resultados. O governo deverá divulgar dados sobre itinerários, quantidade de passageiros, motivações das viagens, recursos públicos investidos e os impactos sociais da iniciativa.

(mais…)

Continue lendoComissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que cria transporte público entre cidades do interior

Entidades médicas do RN promovem debate sobre irregularidades nos pagamentos da categoria no Estado
Leia mais sobre o artigo Entidades médicas do RN promovem debate sobre irregularidades nos pagamentos da categoria no Estado
Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (02), às 19h30, as três principais entidades representativas da medicina no Estado promoverão um debate institucional de extrema relevância e urgência sobre situação da irregularidade da remuneração dos médicos no Rio Grande do Norte.

O encontro unirá o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN), o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/RN), a Associação Médica do Rio Grande do Norte (AMRN) e a Academia de Medicina do Rio Grande do Norte (ACADMRN).

O debate será realizado de forma presencial no Auditório da AMRN, localizado no bairro do Tirol, em Natal, tendo como público-alvo os médicos potiguares, estatutários e terceirizados.

(mais…)

Continue lendoEntidades médicas do RN promovem debate sobre irregularidades nos pagamentos da categoria no Estado

Robinson Faria é homenageado em Venha-Ver e recebe título de Cidadão Honorário da Câmara Municipal
Leia mais sobre o artigo Robinson Faria é homenageado em Venha-Ver e recebe título de Cidadão Honorário da Câmara Municipal
Foto:Divulgação

O deputado federal Robinson Faria recebeu nesta sexta-feira (26) o título de Cidadão Honorário de Venha-Ver, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

A homenagem foi proposta pela presidente da Câmara, Jakeline Roberta, e entregue pelo prefeito Cleitinho Jácome e pela parlamentar, na presença de vereadores e lideranças do município.

O título reconhece a parceria do deputado com a gestão municipal, traduzida na destinação de emendas parlamentares que têm fortalecido a saúde, a pavimentação e o desenvolvimento de Venha-Ver.

“É uma honra enorme me tornar venha-verense e ver reconhecido o trabalho que construímos juntos por essa região. Obrigado pelo carinho e pela parceria de sempre”, afirmou Robinson Faria.

(mais…)

Continue lendoRobinson Faria é homenageado em Venha-Ver e recebe título de Cidadão Honorário da Câmara Municipal

Câmara Municipal de Jandaíra inova com melhorias também na recepção

A recepção da Câmara Municipal de Jandaíra está de cara nova. O espaço foi modernizado para oferecer mais conforto, organização e acolhimento à população, reforçando o compromisso do Legislativo com um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado.

As melhorias fazem parte das ações de modernização da Câmara, garan

tindo um ambiente mais agradável e preparado para receber os cidadãos que procuram os serviços da Casa Legislativa.

(mais…)

Continue lendoCâmara Municipal de Jandaíra inova com melhorias também na recepção

Batalhão Rodoviário/CPRE capturou mais de 170 foragidos da justiça em Natal no primeiro semestre de 2026
Leia mais sobre o artigo Batalhão Rodoviário/CPRE capturou mais de 170 foragidos da justiça em Natal no primeiro semestre de 2026
Foto: Divulgação/PMRN

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do Tático Operacional Rodoviário/BPRV, em forte ofensiva contra o crime, fez a captura de 172 pessoas procuradas pela justiça somente no primeiro semestre de 2026 na capital do Estado. 

Dos capturados, 101 estavam com mandados de prisão em aberto por crimes de roubo e furto. 

Todos os presos foram devidamente encaminhados à Central de Flagrantes e recambiados ao sistema prisional.

(mais…)

Continue lendoBatalhão Rodoviário/CPRE capturou mais de 170 foragidos da justiça em Natal no primeiro semestre de 2026

Rafael Motta participa de evento com Janja e destaca compromisso no combate à violência contra as mulheres
Leia mais sobre o artigo Rafael Motta participa de evento com Janja e destaca compromisso no combate à violência contra as mulheres
Foto; Divulgação

O pré-candidato ao Senado Rafael Motta esteve nesta sexta-feira (26) na UFRN para o evento que marcou a adesão do Rio Grande do Norte ao Pacto Nacional Brasil sem Feminicídio.

O encontro reuniu a primeira-dama Janja Lula da Silva, a ministra das Mulheres Márcia Lopes, o ministro da Justiça Francisco Lucas Costa, a governadora Fátima Bezerra e o pré-candidato ao governo Cadu Xavier.

Autor da Lei nº 13.871/2019, que obriga o agressor condenado por violência doméstica a ressarcir o SUS pelos custos do atendimento às vítimas, Rafael Motta reforçou seu compromisso com a pauta.

“Precisamos construir uma sociedade em que nenhum homem se considere dono da vida das mulheres. O combate ao feminicídio exige união, políticas públicas eficazes e leis que protejam as vítimas e responsabilizem os agressores”, afirmou.

(mais…)

Continue lendoRafael Motta participa de evento com Janja e destaca compromisso no combate à violência contra as mulheres