Finalmente serão definidos limites territoriais entre Touros e São Miguel do Gostoso

Ainda esta semana, ou no mais tardar na próxima, São Miguel do Gostoso vai ficar conhecendo seus limites territoriais com o município de Touros. Desde a emancipação de são Miguel do Gostoso de Touros, há quase 25 anos, nunca ficou muito claro onde terminava um município e começava o outro. As divisas territoriais entre os dois municípios eram confusas na Lei 6.452, de 16 de julho de 1993, que tornou os dois municípios oficialmente separados.

Qual era, de fato, a linha que separava São Miguel do Gostoso e Touros? Para Touros, o limite dos dois municípios era a rua dos Dourados, em pleno centro de São Miguel do Gostoso. Se isso fosse verdade, a metade da cidade – parte do centro, além dos bairros e praias do Cardeiro e de Santo Cristo – pertenceria a Touros. Seria uma cidade dividida ao meio – cada parte pertencendo a um município.

Sem dúvida, uma grande aberração territorial. E vejam só que absurdo. Neste caso, até a Igreja de São Miguel Arcanjo ficava dentro do município de Touros. A dúvida e a polêmica gerada em torno da exata divisa territorial entre São Miguel do Gostoso e Touros batia duramente no orgulho da população gostosense. Aqui ninguém concordava que a metade da sua cidade pertencesse a Touros. Os moradores locais falavam disso com ar de frustração.

Todos os prefeitos que administraram São Miguel do Gostoso tentaram resolver este problema. Na maioria das vezes esbarraram na burocracia de órgãos estaduais, em especial dificuldades em aprovar uma nova lei na Assembleia Legislativa. Pior: os prefeitos de Touros eram contra a mudança.

Finalmente, só agora em 2018, na administração de Renato de Doquinha, aparece uma luz que vai definir onde termina Touros e onde começa São Miguel do Gostoso. Mérito para o atual prefeito. Mas mérito também para o atual prefeito de Touros, Francisco de Assis Pinheiro, o Assis do Hospital.

O entendimento entre os dois prefeitos facilitou aprovação de projeto, de autoria do deputado José Dias, na Assembleia Legislativa, no final de 2017. No último dia 2 de janeiro, o governador Robinson Faria sancionou a Lei 10.315, que define os limites dos dois municípios. Um alívio para os gostosenses.
Por Emanuel Neri