Eleita primeira mulher para presidir o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Jandaíra

Em 48 anos de história, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Jandaíra/RN elegeu neste sábado, 19 de dezembro de 2020, a primeira mulher para sua presidência, sendo eleita, Maria do Socorro Gomes, mais popular, Mocinha. A Eleição Sindical aconteceu em meio a esse momento de pandemia do novo coronavírus, ou seja, com uma forte queda associados em dias e pouca participação dos aposentados e pensionistas.

A eleição ocorreu com uma única chapa e apesar do momento o Sindicato além de marcar na história a eleição da primeira mulher presidenta, também cumpre seu mais novo estatuto aprovado no final de 2019, que traz também algumas mudanças que reflete conquistas históricas das mulheres e da juventude trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, ou seja, o cumprimento da paridade entre homens e mulheres na sua diretoria e a participação efetiva de 20% de jovens.

A nova diretoria assumirá o mandato de quatro anos compreendido entre 30 de janeiro de 2021 a 30 de janeiro de 2025.

A eleição foi coordenada pela Comissão Eleitoral, eleita em Assembleia, em 27 de novembro deste ano, que teve a frente os associados João Maria Alves de Morais, Elias Monteiro da Silva e Francisca Vicente da Silva, onde também tiveram a assessoria do advogado do Sindicato, Dr. Eliedson da Silva e da assessoria da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN.

Durante o dia toda diretoria do Sindicato recepcionou delegações dos Sindicatos do Pólo Sindical da Região do Mato Grande dentre eles: Francisco Matias – RENDA, Novinho e Naninho (Sindicato de João Câmara); João Barreto, Gildenia Freitas (Sindicato de Poço Branco); Maria Auxiliadora – SULA, Ubiratam e o advogado do Sindicato de Ceara Mirim, Dr. Evandro Borges. Além desses também esteve presente o Presidente do Sindicato de Lagoa Salgada e sua comitiva, composta por Pedro do Sindicato; Irmão Antônio e por João Maria e a presidenta da Central Única dos Trabalhadores no RN (CUT/RN), Eliane Bandeira.