Bolsonaristas espalham fake news sobre ato crítico ao governo

Manifestação na Paulista contra Bolsonaro no dia 29 de maio – Imagem: Reprodução/Mídia Ninja

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tentaram emplacar nas redes sociais e em aplicativos de mensagens neste domingo, 30, a ideia de que imagens da manifestação de sábado, 29, com milhares de pessoas na avenida Paulista, em São Paulo, seriam de atos de 2016, quando a militância pró-governo Dilma Rousseff (PT) foi às ruas contra o impeachment.

As fotos da manifestação foram tiradas de contexto, remetendo a 2016. Até reproduções de publicações antigas foram modificadas. Uma tela disseminada em grupos de WhatsApp por bolsonaristas mostra um artigo publicado no site Esquerda Diário, em 2016, com a suposta mesma imagem que circula sobre o ato de anteontem. Entretanto, é possível identificar nas imagens faixas contra Bolsonaro e o boneco inflado gigante em que o presidente é representado como a morte.

Atos em defesa do impeachment de Bolsonaro, da vacinação e da retomada do auxílio emergencial de R$ 600 foram registrados em mais de 200 cidades no País e no exterior, na maior manifestação contra o governo desde o início da pandemia.

Pressionados pelas mobilizações em defesa do governo federal nas últimas semanas, líderes de movimentos sociais, centrais sindicais e partidos de oposição decidiram abandonar o “fique em casa” e ir às ruas em “protestos seguros”, com recomendação para o uso de máscaras (houve distribuição em parte das manifestações, inclusive) e instruções para manter o distanciamento social. O cuidado, entretanto, não impediu aglomerações em diversos municípios. Dezenas de milhares de pessoas participaram dos protestos.

Fonte: UOL Notícias

Comentários
  1. Posted by Daniel Henrique Cardoso