Roubos a estabelecimentos comerciais no RN crescem 55% em 2021

Os roubos a supermercados, farmácias, lojas, postos de combustíveis, restaurantes e padarias no Rio Grande do Norte aumentaram 55% em 2021, segundo levantamento da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Coine/Sesed).

Os dados mostram que no período entre janeiro e maio foram registrados 801 roubos a estabelecimentos comerciais no estado, número bem acima do contabilizado no acumulado do mesmo intervalo do ano passado: 516.

Somente em maio deste ano, o número de roubos em pontos comerciais quase triplicou em comparação com maio de 2020. O empresário Renan Vital foi uma destas vítimas. O estabelecimento dele, localizado no bairro de Petrópolis, foi alvo de criminosos por duas vezes em 10 dias.

“Na primeira vez, foram quatro caras, em uma Fiorino. Eles desceram, arrombaram a porta em um minuto e fizeram o roubo, levaram vinhos, peças de picanha, muita cerveja, dinheiro e o celular da loja. Eles ouviram um barulho e saíram correndo, mas depois voltaram e terminaram o roubo. O prejuízo foi de mais ou menos R$ 8 mil”, lembra Vital.

Logo após o crime, o empresário reforçou a segurança do local e contratou um segurança particular, mas o bar sofreu uma nova tentativa de assalto na semana seguinte. “Da segunda vez, quando eles abriram a porta e viram o segurança já saíram correndo e não levaram nada. Me sinto muito vulnerável porque além de ter ficado com o bar fechado por muito tempo, tenho que ficar preocupado com a minha segurança”, relata o empresário, que se juntou com outros comerciantes da região para contratar uma ronda.

Novo Notícias