Gestores e técnicos da Sesap discutem situação das Redes de Atenção à Saúde

Secretário adjunto de Saúde destacou a regionalização como foco

Gestores e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reuniram-se nesta segunda-feira (21), para fazer um panorama da atual situação das Redes de Atenção à Saúde do RN – Rede Cegonha, de Urgência e Emergência, da Pessoa com Deficiência, da Atenção Psicossocial e de Doenças Crônicas. Participaram do encontro o secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli, e a Subsecretária de Planejamento e Gestão da Sesap, Márcia Lucas.

Na reunião, foram discutidos os principais avanços e dificuldades a serem enfrentadas na nova gestão. Segundo o secretário adjunto de Saúde, “o grande desafio é redesenhar as redes de saúde, de forma a desatar os nós críticos e identificar os principais problemas, para assim resolvê-los. Para isso, é preciso que haja uma integração maior das redes, com foco na regionalização. Nesse processo, é fundamental a pactuação com os municípios, realizando uma cogestão”.

Quanto à Rede de Atenção Psicossocial, um dos desafios destacados foi a implementação da Política de desinstitucionalização em saúde mental no RN. Já a Rede Cegonha ressaltou avanços como a habilitação de leitos neonatais, a habilitação do estado nas fases I, II, III e IV da triagem neonatal e realização de capacitações diversas. A Rede de Doenças Crônicas enfatizou os avanços obtidos no que se refere à obesidade, com redução do quantitativo de cirurgias bariátricas realizadas no RN, devido ao aumento do número de pessoas que superam a doença por meio do emagrecimento. Entre os desafios destacados está a necessidade de mais recursos humanos para implementação das ações.