Educação: SINTE/RN lança campanha de reconhecimento do trabalho docente remoto

Nesta terça-feira (18/05) o SINTE/RN lançou uma campanha de reconhecimento do trabalho docente remoto para mostrar os desafios do ensino em meio à crise sanitária que já fez tantas vítimas no país. A campanha acontece nas redes sociais, mais notadamente Facebook e Instagram.

A ideia é apresentar para a sociedade potiguar a rotina do /a professor/a em trabalho remoto, seja adaptando o ambiente doméstico, ajustando a metodologia ou atendendo aos estudantes e seus responsáveis; seja gravando e ministrando aulas; utilizando os sistemas de gestão de atividades acadêmicas; elaborando e aplicando provas e atividades; participando de reuniões, entre outros. Tudo isso a partir da aquisição de equipamentos para uso profissional com recursos próprios. Com isso, pretende-se reconhecer, valorizar e disseminar o trabalho docente remoto, além de mostrar que as atividades educacionais continuaram ao longo da pandemia, adaptadas à realidade sanitária atual.

Os/as professores/as são fundamentais nessa campanha, pois o Sindicato conta com a categoria para fazer fotos e/ou vídeos caseiros retratando momentos e situações vividas no trabalho remoto. Ao publicar as fotos e vídeos nas redes, os/as educadores/as devem marcar o perfil /página do SINTE (@sinte.rn – Instagram e @SinteRN – Facebook) e assim, o Sindicato vai fazer repost da publicação.

Além desse material produzido pela categoria e replicado nas redes do SINTE, a campanha conta com um tema exclusivo no Facebook que pode ser aplicado nas fotos de perfil dos/as professores/as. Sobre isso, os professores que quiserem adotar o tema devem acessar seu perfil no Facebook, clicar em “Editar” na foto de perfil e em “Adicionar tema”. Chegando aí, basta digitar “Trabalho remoto SINTE/RN” e salvar o tema.

DIA D

A campanha de reconhecimento do trabalho docente remoto começa em 18 de maio e terá um dia “D”, previsto para a sexta-feira, 21/05. Nessa data, a expectativa do Sindicato é ver muitas postagens nas redes sociais, entre fotos e vídeos do trabalho remoto desenvolvido pelos professores e professoras da Rede Pública de Ensino.

Apenas no RN, esses profissionais atendem mais de 600 mil estudantes matriculados na Rede Pública. São professores e professoras que transformaram suas residências em salas de aula e com o auxílio de um computador ou smartphone pessoal reinventaram a forma de ministrar aula e partilhar conhecimento.