Sem a presença dos fiéis, imagem da padroeira de Natal é conduzida pelas águas do Potengi

O nascer do sol na cidade de Natal, neste sábado (21), marcou também o início das celebrações do Dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da cidade. Comemorada tradicionalmente com a presença dos fiéis, a data este ano está sendo celebrada em um novo formato devido à pandemia da covid-19. 

No início da manhã, a imagem da Padroeira de Natal foi conduzida pelas águas do Rio Potengi em um barco da Marinha. Diferente dos outros anos, em que os fiéis aguardavam, em vigília, a chegada da santa à Pedra do Rosário, este ano eles tiveram que acompanhar tudo de casa, pelas transmissões ao vivo da Arquidiocese de Natal. 

Apesar da distância física imposta pela pandemia, a fé se manteve. Como destacou o arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, durante a primeira missa do dia, as redes sociais têm sido aliadas para a manutenção da fé em tempos pandêmicos. A celebração ocorreu na sede do comando do 3º Distrito Naval, localizado no bairro de Santos Reis, pouco antes da procissão com a imagem.

Em seguida, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), na Cidade Alta, houve um momento de louvor à Nossa Senhora, com a soprano Alzeny Nelo. Uma missa solene, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese, Padre Paulo Henrique da Silva, foi celebrada, desta vez com a participação dos fiéis – que foi determinada por ordem de chegada, até 70 pessoas. A missa também foi transmitida pelas redes sociais da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação.

Programação

A programação para o Dia da Padroeira segue ao longo deste sábado. Às 10h, na Catedral Metropolitana, haverá celebração de missa solene, presidida pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha. Nesta celebração, acontecerá o rito de renovação das promessas sacerdotais. Os fiéis poderão participar presencialmente da missa solene, desde que façam o agendamento através de link disponibilizado no site arquidiocesedenatal.org.br. Os fiéis que não puderem participar presencialmente, poderão acompanhar através da Rádio 91.9 FM, da página da Arquidiocese de Natal no Facebook e no Youtube, e, também,  da página das paróquias no Facebook.

A partir das 14h, a imagem de Nossa Senhora da Apresentação seguirá, no carro do Corpo de Bombeiros, passando por vários bairros da capital, contemplando as quatro zonas (leste, norte, oeste e sul). Durante toda a tarde, será realizada uma live, transmitida pelas sociais da Arquidiocese (Facebook e Youtube), animada pela Orquestra de Nossa Senhora da Apresentação, com a participação de Dom Jaime, padres e leigos que darão testemunhos sobre a devoção a Nossa Senhora da Apresentação. 

A previsão é de que a imagem da padroeira retorne à Catedral por volta das 18h, quando será dada a bênção do Santíssimo Sacramento, encerrando a festa de Nossa Senhora da Apresentação 2020. Quem desejar, poderá ir à Catedral, para o momento da bênção do Santíssimo. As portas serão abertas às 16 horas. Para isso, também será necessário agendar, com antecedência, no link disponibilizado no site da Arquidiocese.

Portal da Tropical