Neoenergia lança maior corredor de recarga para carros elétricos do RN a BA

A Neoenergia inaugura segundo semestre de 2021, o maior corredor de recarga rápida para carros elétricos do Nordeste, interligando sete capitais.

O projeto prevê a instalação de 18 eletropostos em um corredor verde de 1,1 mil quilômetros ligando Salvador a Natal, passando por Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa. O corredor do Nordeste é só o início de um novo negócio para a Neoenergia.

No futuro, conta o CEO Mario Ruiz-Tagle, o plano é avançar para outras estradas do país, conectando regiões onde a empresa tem redes de distribuição de energia.

O corredor verde será abastecido pelas distribuidoras Celpe (PE), Coelba (BA) e Cosern (RN), que têm 86,8% da energia gerada a partir de fontes renováveis, principalmente hidráulica e eólica.

Empresa do grupo espanhol Iberdrola, uma das maiores geradoras de energia limpa do mundo, a Neoenergia também detém uma distribuidora que abastece o interior de São Paulo e o Mato Grosso do Sul (Elektro) e arrematou ontem, em leilão de privatização, a distribuidora da Companhia Energética de Brasília (CEB), por R$ 2,5 bilhões. (O ágio, de 76,63%, foi considerado elevado por ana- listas, e os papéis caíram 6,2%.)

A rede de eletropostos da Neoenergia é resultado de um investimento de R$ 20,5 milhões e faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para o qual as empresas do setor têm de destinar 0,5% da receita.

No negócio de eletropostos, a Neoenergia vai concorrer com a portuguesa EDP, que tem uma rede de seis pontos de recarga entre Rio e São Paulo.

Apesar da falta de incentivos para tornar a frota do país mais limpa, as vendas de automóveis eletrificados cresceram 221% no primeiro semestre, para 7.568.

Do Globo