Grampo da PF mostra telefonema de Lula para executivo da Odebrecht

Relatório da Polícia Federal (PF) cita nome do ex-presidente Lula nos autos da Operação Lava-Jato sobre a empreiteira Odebrecht. Em interceptação telefônica, da Operação Erga Ommes,o petista, conforme informou o juiz Sérgio Moro, teria conversado com o Alexandrino de Salles Ramos Alencar, executivo da empreiteira, quatro dias antes dele ser preso. O motivo da conversa era “assuntos do BNDES”. A PF informou que a conversa com o ex-presidentoi foi registrada por causa de Alexandrino e ressaltou que não grampeou Lula.

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é alvo de CPI no Congresso. A alegação é que o banco teria feito empréstimos suspeitos durante a gestão de Lula e da presidente Dilma Rousseff(PT).

Na conversa gravada pela PF, o executivo da empreiteira ainda teria dito que outra integrante da cúpula da Odebrecht, Marta Kramer, seria liga ao Instituto Lula.

O Instituto nega que a mulher tenha ligação com a entidade. E afirma que não vai comentar as referências a Lula. Já a Odebrecht afirmou que as informações foram colocadas fora de contexto, e que ”confundem a opinião pública”.