Filha de deputado Mineiro e outros dois brasileiros são presos no Zimbábue

Um grupo de três brasileiros foi detido na manhã desta sexta-feira na cidade de Mutare, no Zimbábue, na África, quando participavam de uma missão humanitária no país. Entre os detidos está Maria Julia Gomes Andrade, filha do deputado estadual Durval Ângelo (PT-MG), Jarbas Vieira – ambos fazem parte do Movimento pela Soberania Popular na Mineiração -, e frei Rodrigo Péret, integrante da Comissão Pastoral da Terra, de Uberlândia, no Triângulo. Além dos brasileiros, outros 19 estrangeiros de oito nacionalidades estão sob custódia da polícia local.

De acordo com o deputado, os parentes dos detidos só foram informados do ocorrido no final da tarde de hoje. Ele conta que um advogado da região, ligado ao movimento, fez contato com os familiares aqui no Brasil.

Segundo Durval, no relato feito por esse advogado que está ajudando a intermediar a situação, ele relatou que nenhum deles está ferido e passam bem. Mas permanecem impedidos de sair da delegacia, apesar de não ter nenhuma acusação formal contra eles. O grupo participava de atividade de intercâmbio do Diálogo dos Povos Brasil e América Latina.
Estado de Minas