Sobe para 25 o número de mortes provocadas pelas chuvas no Espírito Santo e Rio de Janeiro

g1 RJ

Local das buscas onde quatro pessoas morreram soterradas em Petrópolis — Foto: Alexandre Kapiche/g1

As chuvas intensas que atingem a região Sudeste desde sexta-feira (22) causaram 17 mortes no Espírito Santo e oito no Rio de Janeiro. A chuva é causada por uma frente fria que chegou da região Sul e pôs fim à onda de calor que atuou na região na semana passada.

No Espírito Santo, mais de 5,7 mil pessoas estão fora de casa por causa das fortes chuvas que atingiram o Sul entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada deste sábado (23). A informação foi divulgada pelo boletim extraordinário da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) na manhã deste domingo (24).

Ainda segundo o boletim, 15 mortes foram registradas no município de Mimoso do Sul, um dos municípios mais atingidos pela chuva. Outras duas mortes foram registrados em Apiacá. Ainda não há a identificação das vítimas.

O boletim acrescenta que 10 pessoas estavam em um asilo para idosos durante a chuva em Mimoso do Sul. Cinco delas foram resgatadas de aeronave na manhã deste domingo do Corpo de Bombeiros e cinco morreram.

Já no Rio de Janeiro, o cenário mais crítico é em Petrópolis, na Região Serrana, onde choveu mais de 340 mm desde sexta. É um volume muito grande em pouco tempo. A média na cidade para todo o mês de março é de 250 mm. A chuva concentrada deixa o solo instável e provoca deslizamentos. A Defesa Civil informou a ocorrência de 238 deslizamentos na cidade.

Um deles destruiu a casa de uma família e deixou quatro mortos. Uma menina de quatro anos foi resgatada viva após 15 horas sob os escombros. Ayla perdeu os pais, o irmão e a avó. O resgate emocionou os bombeiros e moradores. A menina está fora de perigo.