Saúde: Os poderes mágicos da água com limão no seu corpo

MSN/receitas sem fronteira

Foto reprodução

Uma alimentação diversificada e equilibrada: esse é o segredo para se manter saudável! Para ajudá-lo a reequilibrar sua dieta e ao mesmo tempo estar em dia com sua forma, aposte na água de limão. Na verdade, o limão é cheio de benefícios terapêuticos: imunoestimulante – estimula os glóbulos brancos, guardiões do nosso sistema imunológico – uma propriedade muito útil no combate aos parasitas intestinais e aos sintomas da gripe!

Graças à sua riqueza em minerais, a água com limão pode até combater doenças graves, como doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer, uma ação reforçada pelos diversos antioxidantes contidos na fruta, hesperetina, eriocitrina e flavonoides… elementos que protegem o corpo de possíveis doenças.

Água com limão é recomendada como parte de uma dieta de desintoxicação e emagrecimento. Na verdade, o ácido cítrico e o ácido málico presentes no suco de limão levam à desacidificação e à limpeza do corpo. Isso sem falar do potássio, que estimula as glândulas supra-renais para uma melhor eliminação. Resultado? Tchau tchau, toxinas!

Outros ativos de emagrecimento: o poderoso amargor da fruta que atua como um supressor do apetite e a alta densidade nutricional deste alimento saciante. O suficiente para encher-se de energia sem sentir fome!

Agora, você vai saber em detalhes, os benefícios da água com limão para o seu corpo e também, a receita e todas as dicas sobre a bebida e como consumi-la.

Sentiu calor? Use e abuse da água com limão! Uma fruta composta 90% de água, ele vai te permitir reidratar o corpo durante os dias quentes ou durante esforços intensos.

A água com limão fornece ao corpo os líquidos e minerais necessários, como potássio, cálcio, magnésio, bem como ferro e vitamina A.

Água com limão é muito interessante durante o treinamento esportivo. O corpo produz naturalmente ácido láctico nas células privadas de oxigênio que, ao se acumular, pode causar cãibras musculares e uma sensação de fadiga. Qualquer que seja o seu nível de prática desportiva, recomenda-se beber, em pequenos goles, ao longo de uma atividade desportiva de mais de uma hora e meia, água com gás, limão e um pouco de mel – uma bebida energizante.

Um corpo ácido é um corpo com saúde debilitada: a acidez cria um ambiente propício ao crescimento de bactérias e outras leveduras, é a principal causa de inflamação no tecido celular, agravada pela poluição, estresse e má nutrição. Tudo isso acaba por facilitar a instauração de doenças.

O limão restaura o equilíbrio ácido-básico do corpo, é difícil de acreditar dada a sua acidez, mas o limão tem um efeito básico de acordo com a teoria ácido-base.  Então, a boa dica é, em uma refeição proteica, rica em carne ou outros alimentos ácidos, beba água gasosa com limão. O bicarbonato da água gaseificada e o citrato do limão alcalinizam o pH e um pH rebalanceado promove a digestão e protege seu estômago de danos.

Com muitas vitaminas do complexo B, o limão também é rico em vitaminas A e C: as duas vitaminas superestrelas para sua pele. Por sua vez, a vitamina A estimula a regeneração dos tecidos, enquanto a vitamina C estimula a produção de colágeno, proteína natural presente no nosso organismo que garante a coesão, elasticidade e regeneração de todos os tecidos cutâneos..

Sem falar no efeito dos antioxidantes que lutam constantemente contra os radicais livres, fatores do envelhecimento do corpo, então, graças à água com limão, a sua pele fica bem cuidada!

Outro benefício ligado às suas propriedades antioxidantes: o limão é um excelente anti-inflamatório. Ele tem capacidade de diminuir a inflamação de baixo grau (conhecida como “inflamação silenciosa”) que pode desencadear doenças cardiovasculares, diabetes, asma, alergias, artrite e outras doenças articulares, a longo prazo.

Como qualquer vegetal, o limão também contém uma boa dose de potássio, o que ajuda a reduzir o risco de desenvolver hipertensão.

Claro, não é a fruta mais rica em fibras, mas mesmo assim, o pequeno cítrico contém pectina, substância orgânica das plantas que melhora o trânsito por atuar nas funções musculares intestinais.

Nem tudo na vida são laranjas e toranjas! Muitas vezes esquecido,  o limão também é rico em vitaminas (53 miligramas): portanto, como já dissemos, ele tem propriedades antioxidantes. Consumir dois ou três limões por dia ajuda a aumentar a imunidade e, assim, a defender o corpo contra infecções.

O limão contém muita vitamina C. A água do limão, portanto, tem ação antibacteriana e anti-inflamatória e fortalece as defesas do corpo.

No entanto, a vitamina C é muito sensível ao calor, por isso vale a pena beber água fria com limão também.

A água com limão pode atuar como um inibidor de apetite. Seu amargor diminui a excitação das papilas gustativas, reduzindo seu desejo por doces.

Com apenas 30 calorias por 100 gramas de polpa, essa bebida também é uma alternativa saudável e saborosa aos sucos de frutas industriais ou refrigerantes, muitas vezes ricos em açúcares. Além disso, o limão pode substituir o vinagre ou o sal dando sabor a vegetais e legumes crus ou para acompanhar peixes e carnes suínas.

O suco de limão refresca o hálito, combate as bactérias na boca e ajuda com as gengivas inflamadas.

A casca branca das frutas cítricas contém flavonoides e acredita-se que isso retarde o processo de envelhecimento e diminua o risco de câncer.

Água morna com limão ajuda o estômago a digerir os alimentos e estimula a produção de bile no fígado e a digestão é regulada sem problemas. Água com limão também pode ajudar na constipação ou diarreia; o suco de limão contém uma grande quantidade de citrato, que pode agir contra a formação de cálculos biliares ou cálculos renais.