Primeira Fase da Infovia Potiguar amplia a conectividade no Rio Grande do Norte

Foto: reprodução/divulgação

A 1ª fase da Infovia Potiguar foi entregue oficialmente, nesta segunda-feira (08), pelo Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e a Governadora do RN, Fátima Bezerra. A solenidade ocorreu na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, em Natal (RN).

A Secretária Extraordinária de Cultura, Mary Land Brito, e o Diretor Geral da FJA, Gilson Matias, estavam presentes à entrega, que trará muitos benefícios para a Cultura do RN, por meio da inclusão digital.

As novas redes metropolitanas foram instaladas em Ceará-Mirim, João Câmara, Mossoró, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante, conectando Instituições de Ensino Superior federais e estaduais, escolas da rede básica, hospitais e órgãos públicos. Os cinco municípios estão interligados por uma rede de 406 quilômetros de fibra óptica, totalizando 248 novos pontos de conexão!

“Na pandemia foi possível sentir o quanto a falta de conectividade prejudicou a vida dos estudantes naquele momento em que tivemos de tomar medidas severas [de proteção à vida das pessoas]. Se houvesse esse instrumento, talvez não tivéssemos tido o atraso verificado em algumas localidades do País”, afirmou o Ministro.

O projeto foi divido em três grandes etapas, sendo que a primeira abrange mais da metade da população do Rio Grande do Norte. A segunda, atualmente em andamento, deve beneficiar aproximadamente 11% da população, o que representa 383 mil potiguares. A terceira etapa cobrirá os 34% restantes da população, representando um contingente de 3,3 milhões de pessoas, que é a atual população do Rio Grande do Norte.

“A infraestrutura tecnológica é fundamental para avançar no projeto de desenvolvimento com sustentabilidade e inclusão social. O fato concreto é que até 2026 o Rio Grande do Norte estará 100% conectado”, disse a governadora.