Polícia Militar do RN recebe oito éguas matrizes oriundas do Exército Brasileiro

Foto: PMRN

No segundo semestre de 2023, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte iniciou um processo de aquisição, junto ao Exército Brasileiro, de oitos éguas matrizes que farão parte da tropa de cavalaria da instituição.

Após a conclusão dos trâmites burocráticos e autorização do Exército, foi iniciada pela PM RN uma missão para busca desses animais doados que encontram-se na Coudelaria de Rincão, no Rio Grande do Sul, que teve sua conclusão na terça-feira (10), com a chegada dos animais em solo potiguar.

O Exército Brasileiro mantém na extrema fronteira com a Argentina uma coudelaria, onde são procriados os semoventes equinos da instituição que tem como missão principal manter o plantel dos Regimentos de Cavalaria de Guarda do EB.

 Clique aqui e inscreva-se no canal “Blogdeassis – Notícias” no WhatsApp

Como forma de manter a cooperação com as polícias militares do Brasil, eventualmente fornece éguas matrizes e garanhões para as instituições estaduais que tenham dificuldade de licitar a compra de novos cavalos, ou melhorar geneticamente os seus equinos. 

A parceria entre o Exército e a PM RN resultou na doação de oito éguas matrizes, das quais cinco estão gestando novos potros, que vão desenvolver o plantel do Regimento de Polícia Montada da nossa instituição. Estima-se, que cada uma das éguas doadas, no mercado custem mais de R$ 20.000,00.

A missão de transporte dos animais partiu de Natal no dia 25 de março, teve duração de 17 dias, e se concluiu, com a chegada ao Rio Grande do Norte no dia 10 de abril.

O Regimento de Polícia Montada – RPMont foi criado pelo Decreto n° 21.615, de 07  de abril de 2010, e é um órgão de execução e Unidade Operacional de caráter especializado, atuando repressivamente no controle de distúrbio civil, policiamento em praças desportivas e em grandes eventos, tendo atuação nos municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim e Caicó.