Nova ação de vandalismo em poste da rede de alta tensão entre Macau e Guamaré

Foto: reprodução

A Neoenergia Cosern registrou novo ato de vandalismo com quebra de poste da Linha de Alta Tensão (69.000 volts) localizada entre Macau e Guamaré por volta das 22h desta terça-feira (27), interrompendo o fornecimento para 7.581 clientes, incluindo uma geradora de energia eólica.

Este é o sexto ato de vandalismo em menos de 90 dias contra a mesma Linha de Transmissão na região da Costa Branca.

Por meio de manobras no sistema, o fornecimento da região foi normalizado em dois minutos, exceto para a geradora de energia eólica.

Clique no link abaixo e Siga o canal “Blogdeassis – Notícias” no WhatsApp e receba as notícias em tempo real: https://whatsapp.com/channel/0029VaG2Zj9GU3BR4dl5H01l/

A distribuidora vai abrir um boletim de ocorrência e compartilhar as informações com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed).

Dados sobre o crime

De 1º de janeiro a 14 de fevereiro de 2024, o Centro de Operações Integradas (COI) da Neoenergia Cosern registrou 185 faltas de energia provocadas por furto de cabos e de outros equipamentos da rede elétrica em todo o estado. O crime deixou sem energia cerca de 360 mil potiguares em residências, hospitais, escolas, delegacias, sem abastecimento de água, internet e outros serviços essenciais. Em 2023, cerca de 800 mil potiguares foram afetados pelo crime de furto de cabos da rede elétrica.

Em linha reta, os cabos de energia elétrica da Neoenergia Cosern furtados em todo o estado em 2023 somaram 35 quilômetros – distância equivalente ao trajeto entre Natal e Ceará-Mirim, por exemplo.

A população pode denunciar, de forma anônima e segura, à Polícia Militar, no telefone 190, e no 116 da Neoenergia Cosern. Por questão de segurança, as pessoas nunca devem se aproximar da rede elétrica, principalmente se ela estiver danificada pelo vandalismo.

Blog Jair Sampaio