Mortes provocadas por PMs crescem quase 70% em SP no 1º trimestre de 2024

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

No estado de São Paulo, as mortes cometidas por policiais militares tiveram um crescimento de 69,8% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados estão em um relatório do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp), do Ministério Público de São Paulo.

De acordo com o Gaesp, a PM paulista matou 177 pessoas nos três primeiros meses de 2024. No mesmo período do ano anterior, 116 pessoas haviam sido mortas por militares do estado.

O salto se deve principalmente ao alto índice de letalidade policial na Baixada Santista no início deste ano. Nas nove cidades que compõem a região, 79 pessoas morreram em ações da polícia militar entre janeiro e março. No mesmo período de 2023, 15 pessoas foram mortas pela PM nestes municípios. O número mais do que quintuplicou.

Na contramão, a letalidade em ações da PM caiu quase 20% na capital paulista, com registro de 49 mortes nos três primeiros meses de 2024 contra 61 no mesmo período do ano anterior.

Fonte: CNN Brasil