Ministério da Justiça prorroga Força Penal Nacional em Mossoró

Foto: Diassis de Oliveira

O Ministério da Justiça e Segurança Pública estendeu o período de atuação da Força Penal Nacional na proteção da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, conforme publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (23).

Esta prorrogação, válida por 60 dias, visa fortalecer a segurança externa da instituição, abrangendo o período de 23 de abril a 21 de junho. Além de garantir a proteção perimetral, os agentes designados também assumirão a responsabilidade pelo treinamento das equipes penitenciárias locais, sob coordenação da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

A decisão de prolongar a presença da Força Penal Nacional em Mossoró surgiu em resposta à necessidade de reforçar a segurança após a fuga de Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça, ligados ao Comando Vermelho, em fevereiro deste ano.

Os fugitivos escaparam ao abrir um buraco em uma luminária nas celas e cortar o arame do pátio com ferramentas obtidas clandestinamente. A ação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal resultou na recaptura dos criminosos em 4 de abril, próximo à cidade de Marabá (PA), quando tentavam deixar o país pela rodovia federal 222.

Este episódio, a primeira fuga na história do sistema penitenciário federal, provocou uma revisão das medidas de segurança em todas as penitenciárias federais, que incluem além de Mossoró, unidades em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO). O Ministério da Justiça está intensificando a vigilância e assegurando uma presença mais robusta dos agentes carcerários para prevenir futuras evasões e garantir a integridade do sistema.

Ponta Negra News