João Câmara: Centenas de fiéis católicos participam da Missa do Lava-pés e Ceia do Senhor

Presidida pelo padre Josino Raimundo, foi celebrada na tarde desta quinta-feira santa a tradicional Missa do Lava-pés e Ceia do Senhor na matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Durante a celebração, o presidente lavou os pés de 12 pessoas representando os doze apóstolos.

Assim se comemora o que fez Jesus e se actualiza a sua eloquente lição: “Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, levou até ao extremo este seu amor. […] Levantou-se da mesa, depôs as vestes e tomando uma toalha pô-la à cinta. Depois de lhes lavar os pés […], disse-lhes: ‘Compreendestes o que vos fiz? Vós chamais-me Mestre e Senhor e dizeis bem porque Eu o sou. Ora, se Eu, sendo Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também’» (Jo 13, 1-15).

Terminado este rito, segue-se a Missa da Ceia do Senhor. É uma celebração dominada pelo sentimento do amor de Cristo que, na véspera da sua Paixão, enquanto comia a Ceia com os discípulos, instituiu o Sacrifício-Sacramento da Eucaristia, como memorial da sua Morte e Ressurreição.

Terminada a missa, a assembleia canta a hora de Vésperas, enquanto que o Cristo vivo presente na Hóstia consagrada foi conduzido em procissão para um lugar de adoração.

Local da adoração (fotos: Maria Clara)