Jardim de Angicos: MPRN entrega prêmios a estudantes vencedores de concurso de vídeos

Foto: MPRN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) iniciou, nesta quarta-feira (6), a entrega dos dispositivos eletrônicos parte da premiação dos finalistas do concurso de vídeos curtos “MPRN Perto de Você: Quem Somos e o Que Fazemos”. A primeira entrega foi destinada aos vencedores do concurso, os estudantes da Escola Municipal Prefeito Francisco Barbosa da Câmara, de Jardim de Angicos.

Os estudantes venceram o concurso que contou com 45 trabalhos inscritos por escolas públicas dos Ensinos Médio e Fundamental II de todo o Estado. A segunda colocação do concurso foi conquistada pelos alunos da Escola Estadual em Tempo Integral Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, de Santa Cruz. Os estudantes da Escola Estadual Filomena de Azevedo, de Santo Antônio, ficaram com o terceiro lugar.

Ao todo, foram entregues cinco notebooks para os estudantes que gravaram o vídeo. A entrega foi feita pela procuradora Geral de Justiça do RN, Elaine Cardoso, e pela promotora de Justiça, Mariana Barbalho. “Para nós do MPRN é um sentimento de grande significância, perceber que a sociedade, seja em pequenas cidades, seja em grandes cidades, nos conhece e sabe a nossa importância da nossa instituição e as ações concretas que servem exatamente para salvaguardar os direitos fundamentais”, celebrou ElaineCardoso.

A promotora de Justiça de João Câmara, cidade vizinha a Jardim de Angicos, relatou na solenidade o contato feito pelo grupo para levantar informações para o vídeo. “Eles foram até lá, nos procuraram para se informar melhor. A partir disso, eu comecei a fazer também essas visitas aos outros seis municípios, chamando os Grêmios dos Colégios, ou o Parlamento Jovem, para que os alunos fossem até a promotoria conhecer nosso trabalho”, relata a promotora destacando a importância desse envolvimento do MPRN com a comunidade escolar, falou Mariana Barbalho.

“Esses momentos servem como incentivo para esses jovens conhecerem a instituição. E na hora que você estimula a educação, você estimula os sonhos. Então, a gente está aqui no exemplo do município, está entre os 10 menores do Rio Grande do Norte, com um pouco mais de 2.500 habitantes, e eles concorreram com alunos de escolas estaduais, do ensino médio, e eles se acreditaram e venceram”, comemorou a promotora de Justiça.

Além da equipe campeã, a professora Emmanuelly Bezerra, que orientou o trabalho, também foi premiada com um notebook. “O projeto trouxe uma importância enorme aqui para o nosso município e a nossa escola, visto que são cinco alunos, cinco adolescentes, de realidades totalmente diferentes, que nunca tiveram assistência de acesso em uma das menores cidades do estado. Então, chegar a esse patamar leva para eles a possibilidade de alcançar cada vez mais seus sons e o que aumenta o futuro melhor”, registrou a professora.

O MPRN fará, nas próximas semanas, a entrega dos dispositivos eletrônicos da segunda e terceira colocação, respectivamente nas cidades de Santa Cruz e Santo Antônio.