Estelionatário é enganado por idosa e acaba preso

Metrópoles

Foto: reprodução

Um estelionatário foi surpreendido pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) ao tentar aplicar fraude financeira em uma idosa. O caso ocorreu na tarde de quinta-feira (14/3), no Lago Norte. Quando o homem chegou à casa da vítima para “recolher o cartão de crédito” — ação que faz parte do golpe da falsa central de segurança do banco —, ele encontrou policiais à espera dele.

De acordo com o delegado da 9ª DP (Lago Norte), Erick Sallum, o estelionatário é natural de São Paulo e já havia sido preso pelo mesmo crime.

Toda a ação foi filmada. Veja o momento em que o criminoso é surpreendido pelos policiais:

Sobre o golpe

Segundo o delegado Sallum, o golpe da falsa central de segurança do banco é comum no DF, especialmente nas áreas de maior poder aquisitivo, como o Lago Norte.

O golpe se inicia por meio de falsas ligações que simulam números de bancos e perguntam às vítimas sobre supostas compras efetivadas nos seus cartões de crédito, que acabam sendo induzidas a erro e convencidas a entregar os cartões para passar por “perícia no banco”.

“Para facilitar, o golpista diz às vítimas que irá enviar um emissário do banco para coletar os cartões na casa do cliente. De posse dos cartões, os criminosos sacam valores de contas correntes e estouram todos os limites em maquininhas em nome de laranjas”, explica o delegado.

Neste caso, a vítima desconfiou da ligação e, percebendo o golpe, chamou os policiais. Os agentes ficaram em campana dentro da casa, passando-se por filhos da vítima. Eles capturaram o criminoso na porta da residência, assim que ele interfonou.

“Já na delegacia, o chefe da quadrilha de SP ligou para o celular de seu colega preso, orientando que ele não falasse nada e pedindo informações para enviar um advogado. Eles ficam de SP comandando a ação e equivocadamente se achando fora do alcance da PCDF. Ele não contava que estava sendo gravado, e agora é próximo na alça de mira”, diz o investigador.