Detran realiza mutirões e abre vagas extras para exames práticos de direção

Foto: Detran Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) programou mais dois finais de semana de mutirão em Natal, com foco no exame prático de direção veicular. O plano é abrir o mês de março já disponibilizando vagas extras para os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os mutirões acontecem nesta sexta (1º) e sábado (02) e na próxima sexta (08) e no sábado (09), das 8h às 17h, na pista de testes práticos situada na sede do Detran/RN, bairro Cidade da Esperança.

Os interessados já podem acessar o Portal de Serviços do Detran/RN (https://portal.detran.rn.gov.br) e fazer o agendamento do exame. O plano é fazer 800 exames de direção veicular nos quatro dias de ação, contemplando os candidatos que buscam a habilitação nas categorias A (motocicleta) e B (carros).

Siga o canal “Blogdeassis – Notícias” no WhatsApp e receba as notícias em tempo real: https://whatsapp.com/channel/0029VaG2Zj9GU3BR4dl5H01l/

O agendamento do serviço é feito todo pelo sistema online, devendo o candidato acessar o Portal, com login e senha e clicar no botão “Agendamentos”. Em seguida, escolher a opção “Habilitação”, e selecionar “Mutirão CNH”, indicar o serviço para a categoria de Habilitação pretendida, “A” ou “B”, marcar o local de atendimento como “Sede– Setor de Habilitação” e agendar para uma das datas oferecidas no sistema de agendamento.

De acordo com o coordenador de Habilitação de Condutores do Detran/RN, Rodrigo Fernandes, o reforço na abertura de vagas para exame prático por meio de mutirões vem acontecendo desde o início do ano com ações em janeiro e fevereiro em Natal e Mossoró.

“Este ano já realizamos mutirões nos dois primeiros meses do ano nas duas principais cidades do Estado. Agora já vamos entrar março com mais quatro dias de exames extras com o objetivo de atender o nosso usuário da melhor forma possível”, informou.

O candidato para fazer o exame prático de direção veicular precisa já ter sido aprovado nos exames médico e psicológico; ter cumprido a carga horária de aulas teóricas no Centro de Formação de Condutores; ser aprovado da prova teórica de legislação; e ter cumprido as aulas práticas de volante. Para ser aprovado no exame prático o candidato não pode cometer falta eliminatória e a soma dos pontos negativos deve ser menor que três.

No ano de 2023 o Detran/RN efetivou 76.920 exames práticos monitorados de direção veicular compreendendo todos os municípios do Estado. Nesse período, a média mensal de exames alcançou a marca de 6.410 avaliações.

Assessoria de Comunicação Detran/RN