Deputada bolsonarista cai em piada do 1° de abril e tumultua Amapá

Guilherme Amado/Metrópoles

Foto: reprodução/redes sociais

A deputada bolsonarista Silvia Waiãpi, do PL do Amapá, caiu em uma brincadeira de 1° de abril — Dia da Mentira — feita pelo Observatório do Clima, e publicou um vídeo em suas redes sociais afirmando que o Brasil havia desistido de explorar petróleo na margem equatorial do Amazonas e, portanto, o estado deixaria de receber os royalties, uma das maiores fontes de receita da região.

A falsa reportagem, feita como uma brincadeira de do Dia da Mentira, tinha um aviso ao fim informando que “cumpria uma tradição” do Observatório do Clima na data.

A margem equatorial inclui Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e Amapá. Segundo um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a produção de petróleo e gás na região pode criar 326 mil empregos formais no Brasil.

Caso a expectativa sobre as reservas se confirme, a projeção é de ganho de R$ 65 bilhões anuais ao PIB da região.

No texto jocoso do Observatório do Clima, o site diz que “seria bom” para o país se o fato “noticiado” não fosse uma brincadeira.

“Todas as informações acima são falsas, exceto a conta sobre a produção de petróleo ser 110% maior do que a meta do Acordo de Paris”, diz o texto.