Caiçara do Norte: Projeto Porto-Indústria Verde é apresentado a investidores

Projeto Porto-Indústria Verde é apresentado a investidores – Foto: Carmem Felix

A governadora Fátima Bezerra apresentou na manhã desta quarta-feira (07), aos representantes da empresa Terminal Investment Limited (TiL), Sebrae, Fiern e órgãos federais, o projeto do Porto-Indústria Verde a ser implantado no município de Caiçara do Norte para atender as demandas no uso de fontes de energia renovável, com geração de renda, desenvolvimento da infraestrutura regional, melhoria do uso dos recursos naturais e redução das emissões de carbono.

O Porto Verde está orçado em R$ 5,6 bi e despertou o interesse de investidores nacionais e estrangeiros que poderão aportar divisas na economia do Rio Grande do Norte.

O detalhamento técnico e o cronograma do projeto foi apresentado aos presentes pelo Coordenador de Desenvolvimento Energético – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca.

Visita à área

No final da manhã, a comitiva, acompanhada pela governadora Fátima Bezerra e representantes dos municípios de Caiçara do Norte e São Bento do Norte, visitou a área de 13 mil hectares escolhida para implantação do porto.“Este é um projeto que interessa de sobremaneira o Brasil e o mundo, principalmente pela agenda global irreversível que é a descarbonização do planeta.

E com este empreendimento estaremos criando uma demanda de 50 mil novos empregos em nosso Rio Grande do Norte, além planejarmos nossa infraestrutura para produção e exportação de produtos verdes, como hidrogênio verde e amônia verde e instalação de parques eólicos offshore em nosso litoral”, declarou a governadora.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado destacou o pioneirismo nacional do projeto no campo da energia eólica. “Será seguramente o primeiro porto brasileiro votado para energia offshore. Nós já lideramos a geração dessa energia no Brasil. Com este porto damos um grande passo para um lugar ainda mais destacado.