Saúde: Os piores alimentos para você comer de manhã

O café da manhã é a refeição mais importante do dia: quando tomado corretamente, deve fornecer ao corpo um quarto das necessidades energéticas do dia. O café da manhã também é essencial porque permite que você se recupere do longo “jejum” noturno.

A comida é, portanto, uma prioridade quando você acorda. O café da manhã ajuda a fornecer energia aos músculos e ao cérebro: fornece ao corpo os nutrientes de que necessita para realizar as suas tarefas diárias, sejam mentais ou físicas. Portanto, o café da manhã é essencial para as crianças e necessário para que todos tenham um bom começo de dia.

Para evitar maus hábitos e optar por uma alimentação saudável logo ao acordar, aqui estão os alimentos a evitar.

Cereais

A menos que opte por cereais naturais como Muesli, granola ou aveia, tome cuidado para não optar pelos cereais industrializados, normalmente, cheios de açúcar, gorduras e outros produtos para manter a crocância. O outro problema? Temos a tendência de dosar erroneamente as quantidades de manhã e em vez de uma tigelinha, enchemos um mega bowl e, pra piorar, o leite é integral!

Croissants, folhados, brioches…

De manhã, quem resiste aos deliciosos pães especiais que saem direto da padaria, ainda crocantes e quentes… Se eles fazem parte dos nossos sonhos, são particularmente gordurosos e ricos em calorias. Evite ou permita-se este prazer apenas algumas vezes!

Cremes

Recomenda-se o consumo de laticínios e o café da manhã é ideal para isso. Queijo cottage e os iogurtes desnatados são perfeitos para refeições balanceadas, mas os cremes doces tipo mingau e os iogurtes adoçados e aromatizados são proibidos.

Frios e embutidos

Consumir produtos salgados pela manhã é cada vez mais popular e com eles, os frios estão sempre presentes nos brunchs e outros cafés da manhã. No entanto, alguns deles como linguiças, salsichas, salames e presuntos são ricos em gordura e sal e devem ser consumidos com muita moderação.

Sucos de frutas industriais

De manhã, é melhor espremer você mesmo a fruta, uma laranja fresca, toranja ou suco de limão, que lhe fornecerá todas as vitaminas para revitalizá-lo. Por outro lado, evite sucos de frutas industriais que contenham muitos açúcares, a menos que você escolha um suco de fruta 100% puro, sem adição de açúcar.

E ainda assim, se quiser perder peso, coma a fruta, além de saciar mais, você vai gastar calorias digerindo-a e vai consumir menos quantidade! Um copo de suco de laranja tem cerca de 3 ou 4 laranjas, você toma um copo facilmente, mas conseguiria comer 3 ou 4 laranjas?!

Pães brancos industrializados

Este tipo de pão contém aditivos industriais, é rico em calorias, carboidratos e não fornece os nutrientes e vitaminas necessários para começar bem o dia. Portanto, prefira pão integral ou os pães de cereais.

Bolos, cupcakes, muffins e afins

Você costuma comer alguns bolinhos no café da manhã? Tenha cuidado para não ir comendo sem parar até acabar o pacote, isso ia acabar com o equilíbrio do seu dia. Além disso, evite barras de chocolate que são muito doces.

Queijo

A maioria dos queijos são particularmente gordurosos. Portanto, o ideal é evitar consumi-los todas as manhãs acompanhando o café, opte por queijos leves e pouco gordurosos como o Cottage ou limite-se a consumir os demais, ocasionalmente.

Nutela

A Nutella é a pedida favorita de jovens a idosos, alguns dos quais permaneceram viciados… Mas os nutricionistas estão longe de elogiá-la. Rica em óleo de palma e carboidratos, é melhor evitar o hábito de consumi-la, mesmo no café da manhã.

Geleia

As geleias são um produto muito comum em nossas mesas de café da manhã. Espalhar na torrada pela manhã torna-se um ritual para alguns, mas tome cuidado para não consumir geleias industriais, que geralmente são enriquecidas com açúcares para realçar o sabor. Portanto, prefira compotas leves ou caseiras.

Fonte: MSN