Saúde: Médica cita alimentos que nunca comeria para manter o coração saudável

Especialista em medicina regenerativa e antienvelhecimento, Rosmy Barrios destacou que uma alimentação balanceada é a “base” de um estilo de vida saudável para o coração. Segundo a médica, as pessoas focam muito no que devem incluir nas refeições, entretanto, esquecem dos alimentos que precisam ser evitados ou reduzidos do prato.

Em entrevista ao portal britânico Express, a médica montou uma lista com os alimentos que ela não costuma ingerir por serem prejudiciais para a saúde e, principalmente, por afetarem o coração. “Existem vários alimentos que eu desaconselho fortemente ou recomendo consumir apenas com moderação extrema para manter um coração saudável”, disse.

Rosmy complementou: “Isso inclui gorduras trans, gorduras saturadas, excesso de sódio e açúcares adicionados”. Nas escolhas saudáveis da médica para o coração está comer vegetais, frutas, nozes e grãos integrais.

1. Gordura trans

Conforme ressaltou a médica, esse tipo de gordura está escondido em alimentos processados, por exemplo, biscoitos, donuts, pipocas e pizza congelada. Ela caracterizou a substância como “particularmente prejudicial ao sistema cardiovascular” e que pode contribuir com o colesterol ruim, chamado de LDL.

“Em vez de gorduras trans, opte pelas mais saudáveis, como as monoinsaturadas e poli-insaturadas encontradas no azeite, abacate e peixes gordurosos, como o salmão. Essas gorduras podem aumentar o colesterol ‘bom’ e diminuir o o ‘ruim’”, sugeriu Rosmy.

2. Gorduras saturadas

Presente em carnes gordurosas e em laticínios, esse tipo de gordura eleva o colesterol, conforme explicou a expert. Quando consumida em exagero, tende a ser um fator determinante para o desenvolvimento de aterosclerose, doença inflamatória resultante do acúmulo de lipídios. A condição dificulta o fluxo sanguíneo para o coração e para o cérebro.

“Para reduzir a ingestão de gordura saturada, escolha fontes de proteína magra, como aves sem pele, peixes e legumes”, recomendou a médica.

3. Excesso de sódio

Para a especialista em medicina regenerativa, a ingestão de sódio “não se limita apenas ao saleiro que fica no armário da cozinha, o que é preocupante”. Os alimentos processados trazem grandes quantidades do elemento químico e fazem parte das refeições com regularidade.

Salsichas, molhos prontos, cubos de caldo e frangos empanados são alguns dos alimentos ricos em sódio, substância que possibilita a retenção de água, consequentemente, aumenta a pressão arterial e sobrecarrega o coração. Rosmy Barrios aconselhou usar ervas e temperos naturais para dar sabor aos preparos em vez do sal.

“Selecione versões de alimentos processados com baixo teor de sódio ou sem adição de sal”, instruiu.

4. Açucares adicionados

Na entrevista, a médica salientou sobre o consumo de lanches e bebidas açucarados “abrirem caminho” para doenças cardíacas, em especial em pessoas com resistência à insulina ou diabetes. Ela indicou recorrer a opções saudáveis. É o caso das frutas inteiras e de alimentos fontes de fibras.

Fonte: Metrópoles