Por que você não deve tomar café até uma hora depois de acordar

Beber uma xícara de café feito na hora, logo depois de levantar da cama, é indispensável para muita gente. Mas, segundo o especialista em sono Rex Isap, essa atitude feita ao despertar pode ser prejudicial em função de substâncias liberadas pela cafeína que estão relacionadas ao estresse, promovendo assim dificuldades para adormecimento.

“Quando acordamos, nossos níveis de cortisol estão no auge. Frequentemente associado ao estresse, ele aumenta os níveis de alerta. Portanto, tomar cafeína quando seus níveis de cortisol já estão altos pode causar malefícios em relação a isso”, explicou o especialista, segundo o jornal britânico The Mirror.

Isap também afirmou que, durante o dia, o cérebro produz adenosina, uma substância química associada ao sono por promover a sensação de cansaço. A cafeína, de acordo com ele, estaria impedindo essa ação.

“À medida que se fica acordado por mais tempo, essa substância se acumula e nos ajuda a sentir sono. Mas a cafeína bloqueia os receptores de adenosina, o que mantém você alerta e promove a vigília. Se você já teve dificuldade para dormir após tomar café, esse pode ser o motivo”, disse.

Rex Isap sugeriu, então, que as pessoas esperassem pelo menos uma hora para tomar a primeira xícara do dia. Dentro desse intervalo, segundo ele, o corpo já estaria diminuindo os níveis de cortisol, responsáveis pelo efeito de despertar de forma natural.

“Podemos ter a tendência de pegar a chaleira assim que acordamos. Mas, é melhor esperar uma hora para realmente aproveitar os benefícios”, disse ele.

Já em relação à última xícara de café, a psicóloga e neurocientista Lindsay Browning recomendou o horário mais apropriado: “Se você tiver problemas para dormir, tome sua última xícara de café do dia por volta das 14h”.

Fonte: Extra.Globo