Obesidade aumenta 90% entre jovens de 18 e 24 anos em apenas 1 ano

A obesidade entre os jovens brasileiros entre 18 e 24 anos cresceu 90% em apenas um ano. É o que afirma o estudo nacional Covitel, realizado pela Ufpel (Universidade Federal de Pelotas ) e pela organização global de saúde pública Vital Strategies, publicado na última quinta-feira (29).

A pesquisa revela que o índice de obesidade entre a faixa etária saltou de 9%, em 2022, com 1,56 milhão de jovens, para 17,1%, em 2023, representando 2,97 milhões entre os 18 e 24 anos.

O estudo também aponta outros dados preocupantes relacionados à obesidade. Mais da metade dos brasileiros tem excesso de peso, cerca de 56,8% da população. Na faixa etária entre 45 e 54 anos, a taxa chega a 68,5%.

Além disso, considerou a pessoa obesa através do IMC (Índice de Massa Corporal) maior ou igual a 30. A pesquisa envolveu 9 mil entrevistados de cidades do interior das cinco regiões do Brasil, por telefone, maiores de 18 anos, entre janeiro e abril de 2023.

Vários fatores podem influenciar o aumento desse índice, como demonstra a pesquisa. Entre elas, o baixo consumo de alimentos saudáveis, frutas e verduras; pouco ou nenhum exercício físico; e muito tempo em frente ao celular e à televisão.

De acordo com a nutricionista e professora do curso de nutrição da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Bruna Boaventura, esses fatores aliados a questões emocionais corroboram para o aumento do índice de obesidade entre jovens e adultos.

“É uma doença multifatorial, é muito complexa. Então precisamos considerar aspectos ambientais e emocionais que influenciam. A baixa regulação emocional, como situações de estresse, ansiedade, fazem com que as pessoas busquem prazer através da alimentação”, exemplifica Bruna.

Do r7