Nuvem de tempestade na Argentina impressiona; chuva que castigou Buenos Aires pode chegar ao Brasil

Foto: Ilustrativa/Reprodução/Climatempo
foto: reprodução

Uma tempestade com fortes ventos arrastou aviões, fechou o aeroporto de Buenos Aires e deixou um rastro de destruição na capital argentina e na região metropolitana na madrugada deste domingo (17), entre 2h e 4h.

No Brasil,  apesar da onda de calor castigante, o clima deve começar a mudar. O Inmet (Instituto de Meteorologia)   emitiu um alerta de que a tempestade histórica que atingiu Buenos Aires neste sábado (16) possa chegar ao sul do Rio Grande do Sul ainda com força.

O instituto ainda prevê risco de chuvas volumosas em praticamente toda a região Nordeste até a próxima sexta (22). As pancadas devem chegar na terça-feira (19) ao sul da Bahia, avançando depois para o interior.

Durante o dia deste sábado (16), ventos de 150 km por hora também deixaram pelo menos 13 mortos e diversos feridos no município de Bahía Blanca, ao sul da província de Buenos Aires, onde o teto de um clube desabou durante um evento esportivo. Árvores voaram, e grande parte da cidade ficou sem luz.

“Essa frente fria vai se deslocar para o leste, indo em direção ao oceano, mas deve atingir ainda parte do Brasil trazendo temporais. Como o Sul do Brasil está muito quente, a previsão é de que haja grande instabilidade do clima nesta segunda”, explica o meteorologista Olivio Bahia, do Inmet.

Metrópoles