Natal: Escola tradicional perde metade dos alunos e sofre com falta de professores

Foto: Magnus Nascimento

Com 60 anos de história, completados em outubro deste ano, a Escola Estadual Padre Monte, no bairro das Rocas, zona Leste de Natal, enfrenta dificuldades para se manter ativa. Ao longo da última década, o número de alunos caiu pela metade.

A estrutura física é outro ponto crítico, com falta de climatização devido ao sistema elétrico antigo, e quadra esportiva interditada por risco de desabamento. Além disso, os alunos que ainda estudam na unidade estão sem aulas das disciplinas de história, filosofia, sociologia e educação física por falta de professores.

Ao todo, 244 alunos estão matriculados na unidade, sendo metade em três turmas do Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos), no turno matutino, e a outra metade distribuída em cinco turmas da Educação para Jovens e Adultos (EJA). Há dez anos, o número de matrículas variava entre 500 e 600, relembra o diretor da escola, Rodrigo Capistrano.

Durante décadas, a Escola Estadual Padre Monte foi uma referência de ensino de qualidade na capital. Construída no vale do Jacó, em 1963, a chamada Escola da Reforma foi pioneira no ensino do ginásio no bairro e recebeu alunos de toda cidade, incluindo a governadora Fátima Bezerra, que cursou parte do ensino fundamental na escola, logo após chegar da Paraíba. “É até um simbolismo que a gente aposta para tentar conseguir uma reforma geral da escola”, destaca Carlos Antônio, inspetor da unidade.

Tribuna do Norte