Mamão: 8 motivos para incluir a fruta na sua alimentação

Não é preciso muitos argumentos para convencer você a comer mamão com frequência: só o sabor já é o suficiente. A fruta é inclusive uma das preferidas de muita gente para um café da manhã completo. Agora se o mamão ainda não faz parte da sua dieta, existem muitas razões ligadas á saúde para repensar isso.

Rica em vitaminas A, C, K e E, complexo B, cálcio, potássio, magnésio e fósforo, o mamão também pode ser consumido de diversas maneiras. Desde in natura até como ingrediente de doces e vitaminas, por exemplo.

Para te ajudar a entender melhor como essa deliciosa fruta faz bem para a saúde, elencamos alguns dos benefícios do mamão com a ajuda da nutricionista Adriana Stavro. Confira quais são logo abaixo!

Melhora a qualidade da pele
A fruta ajuda a combater os radicais livres, adiar os sinais de envelhecimento, reduzir rugas e linhas de expressão, além de diminuir a acne em adolescentes. Ou seja, o mamão é quase parte do skincare!

Previne asma
O betacaroteno, nutriente que faz parte do mamão, diminui a probabilidade de desenvolver asma. Mas isso só com o consumo regular, tudo bem?

Outros alimentos que possuem esse nutriente, como damasco, brócolis, melão, abóbora e cenoura, também são aliados nesse sentido.

Tem propriedades anticâncer
Como o mamão ajuda na redução dos radicais livres, ele também pode ajudar a prevenir doenças, como o câncer.

Ajuda na saúde óssea
A baixa ingestão de vitamina K tem sido associada a um maior risco de fratura óssea. O consumo adequado deste mineral é importante, visto que melhora a absorção de cálcio e pode também reduzir a excreção urinária de cálcio. Como o mamão é rico nessa vitamina, essa é outra vantagem de comer a fruta!

Faz o controle glicêmico
Segundo Stavro, estudos demonstraram que indivíduos com diabetes tipo 1 e tipo 2 que consomem dietas ricas em fibras têm níveis mais baixos de glicemia e lipídios sanguíneos. Lembrando que 100g de mamão, o que equivale a uma fatia pequena, fornece em média 3 gramas de fibras.

Previne o intestino preso
Esse é um dos benefícios mais conhecidos da fruta! Como o mamão é rico em fibras e água, ele ajuda a prevenir a constipação e a promover um aparelho digestivo mais saudável.

Previne doenças cardiovasculares
Como é rico em potássio, o mamão ajudar a reduzir os riscos de doenças cardíacas. Para evitar ainda mais esse tipo de problemas, combine uma maior ingestão de potássio com uma redução na quantidade de sódio.

Diminui inflamações
De acordo com Stavro, estudos mostram que frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como o mamão, ajudam a reduzir marcadores inflamatórios.

Fonte: Saúde em Dia/Portal Terra