Governo do RN cria três novas delegacias, sendo duas para combater facções e crime organizado

O Governo do Rio Grande do Norte criou três novas delegacias especializadas. A criação está disposta em um decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) e o secretário de Segurança Pública, coronel Araújo Silva, publicado nesta terça-feira (1º) no Diário Oficial do Estado.

Pelo decreto, ficam criadas:

  • Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos contra Instituições Bancárias e Empresas de Transporte de Valores (DRFB);
  • Delegacia Especializada de Repressão às Facções Criminosas (DEFAC);
  • Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DRACO).

As três delegacias ficarão subordinadas à Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), que tem como chefe o delegado Erick Gomes. Segundo o governo, as novas delegacias não representarão aumento de despesa.

A criação das delegacias ocorre após o Estado registrar pelo menos 311 ataques entre os dias 14 e 24 de março. Segundo as investigações, os ataques foram ordenados por integrantes de uma organização criminosa, em represália por condições nos presídios potiguares.

O secretário de Segurança, coronel Araújo Silva, afirmou que “a regulamentação da Deicor proporciona uma melhor atuação dos setores de inteligência”. “De maneira que eles também passam a trocar informações de forma mais efetiva, inclusive, com outras forças policiais que atuam no RN, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a nossa Polícia Penal, sem esquecer do Ministério Público Estadual”, disse o secretário.

Portal 98 FM