Fruta antes da refeições reduz açúcar no sangue; saiba qual

A alimentação pode ser uma importante aliada para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, sobretudo para quem vive com diabetes.

E um estudo publicado pelo Nutrition Journal descobriu que comer maçã 30 minutos antes de uma refeição ajuda a reduzir consideravelmente os níveis de açúcar no sangue em cerca de metade.

Para chegar a esse resultado, a pesquisa acompanhou 18 mulheres jovens, que consumiram refeições em ordem aleatória por 14 manhãs. As refeições levavam basicamente dois ingredientes: arroz branco e maçã.

Como método de comparação científica, as voluntárias ficaram separadas em grupos. O primeiro comia apenas arroz. O segundo, arroz e maçã e o terceiro, arroz e uma solução de açúcar com o mesmo teor de açúcar de uma maçã.

As evidências mostram que aquelas que comiam uma maçã 30 minutos antes de comer arroz branco conseguiram reduzir os níveis de açúcar no sangue pela metade. O que leva a crer que a refeição com a maçã consumida antes demonstrou ser a mais eficaz para diminuir o açúcar no sangue.

Este não é o primeiro estudo que atesta o poder reparador da maçã no sangue. Uma meta-análise de artigos existentes, publicada no Nutrition Journal afirmou que, dos artigos revisados, as maçãs foram as que mais demonstraram estar associadas à redução do risco de câncer, doenças cardíacas, asma e diabetes tipo 2 quando comparadas a outras frutas e vegetais e outras fontes de flavonóides.

“O consumo de maçã também foi positivamente associado ao aumento da função pulmonar e aumento da perda de peso”, escreveram os autores à época.

Fonte: MSN