Estas 3 frutas foram eleitas as mais saudáveis do mundo e você tem em casa

Quem não se preocupa com a saúde e busca maneiras eficazes de manter uma alimentação balanceada? Um estudo, realizado pela Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, listou os alimentos mais saudáveis do mundo.

Os resultados obtidos surpreenderam e geraram muitas reflexões sobre a qualidade e a quantidade de nutrientes presentes em determinados alimentos.

A equipe de pesquisa, interessada na densidade de nutrientes em diversas opções alimentares, focou no estudo de 41 alimentos, onde mediu a concentração de 17 nutrientes essenciais, como as vitaminas A e B12.

O estudo foi conduzido levando em consideração a quantidade calórica presente em cada alimento, permitindo identificar quais ofereciam a maior quantidade de nutrientes por caloria consumida.

Descoberta da pesquisa

A surpresa veio quando os resultados revelaram que o top 10 dos alimentos mais saudáveis é composto por vegetais verdes.

O pódio acabou conquistado por alimentos como a couve, o espinafre, a acelga e as folhas de mostarda, que se destacam pela sua alta densidade nutritiva.

Entretanto, um dado que chamou a atenção foi que, apesar de comumente exaltadas como saudáveis, nenhuma fruta apareceu entre os dez primeiros alimentos da lista.

Quais são as frutas mais saudáveis do mundo?

Embora as frutas não tenham entrado no top 10 da lista, isso não significa que elas sejam dispensáveis. De acordo com a mesma pesquisa, as frutas continuam sendo um componente crucial de uma dieta equilibrada. Elas são ricas em nutrientes e contribuem de maneira positiva para a nossa saúde.

Conforme o estudo, a primeira fruta da lista aparece na 28º posição. Acompanhe as frutas que compõem o ranking:

  1. Limão, na 28ª posição. Como a primeira fruta no ranking, acabou sendo considerada a mais saudável do mundo;
  2. Morango, no 30º lugar;
  3. Laranja, no 33º lugar;

Créditos: Ranee Sornprasitt/istock

O estudo reforça a importância de uma alimentação diversificada e equilibrada, que inclua tanto vegetais quanto frutas, para garantir a ingestão adequada de nutrientes essenciais.

Fonte: MSN