Aumentam casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos

(crédito: Ed Alves/CB/D.A. Press)

Os pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, junto com a Escola de Medicina da Universidade de Zhejiang, na China, divulgaram esta semana, relatório revelando pesquisa segundo a qual a quantidade de pessoas com menos de 50 anos diagnosticadas com câncer em todo o mundo aumentou 79%, entre 1990 e 2019.

Ao CB.Saúde a médica da Oncoclínica Brasília, Ana Carolina Salles, detalhou à jornalista Carmen Souza que o aumento pode estar relacionado a hábitos ruins e fatores de risco, principalmente porque o número divulgado representa uma alta de 1,82 milhão para 3,26 milhões no número de casos.

Quando a gente conversa com amigos, com outros profissionais, com as famílias, a maior parte acha que esse aumento na incidência do câncer, tanto nos jovens como em pessoas com idade a partir de 50 anos, está relacionado a fatores hereditários.

Não é assim. A pesquisa mostra justamente que as principais causas são ambientais e ligadas ao nosso estilo de vida. Há uma frase que eu gosto muito: ‘um bom estilo de vida nos protege contra as principais doenças, como as cardiovasculares e o câncer’.

É muito preocupante o sobrepeso e a obesidade. Depois que recebi o convite de estar aqui, procurei uma pesquisa anterior sobre o aumento do número de obesidade. Temos, hoje, quase 30% da população brasileira obesa. De fato, é um grande fator de risco de câncer que temos, como câncer de mama nas mulheres, próstata nos homens e o câncer de intestino, tanto em homens, quanto mulheres. Associado à obesidade e sobrepeso, o sedentarismo é outro fator extremamente importante para esses dados.

Correio Braziliense