Vacina contra câncer do colo do útero da USP tem resultados promissores

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, o câncer de colo do útero é o quarto tumor mais comum em mulheres e, em 99,7% dos casos, é causado pelo vírus HPV. Para minimizar essa quadro, pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) estão desenvolvendo uma vacina terapêutica para tratar tumores causados pelo vírus.

Em estudo publicado em janeiro, na revista International Journal of Biological Sciences, os pesquisadores divulgaram os resultados dos ensaios pré-clinicos realizados com camundongos. Os testes mostram que, quando associado à quimioterapia, o imunizante induz uma resposta imune capaz de eliminar tumores em estágio avançado de desenvolvimento sem causar danos ao fígado ou aos rins. Além disso, não foi observação perda de peso nos animais. Sendo assim, a fórmula não apresentou toxicidade aos organismos.

A próxima fase da pesquisa é realizar a prova de conceito clínica em humanos, ou seja, validar os resultados observados na fase pré-clínica em um pequeno grupo de mulheres voluntárias. Atualmente, a prova está sendo conduzida com pacientes diagnosticadas com neoplasia intraepitelial cervical (NIC) de alto grau, um estágio anterior ao câncer do colo do útero, no Hospital das Clínicas da USP.

Fonte: Revista Galileu