UFRN – Indústria farmacêutica 4.0: IMD e Nuplam se unem em projetos que produzem um sistema de gestão personalizado

Na era digital, a tecnologia se tornou essencial para promover soluções à sistematização de dados da indústria farmacêutica. Para informatizar o seu gerenciamento e controle de informações, o Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos da UFRN (Nuplam) realiza parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD) para construir o SigNuplam, sistema integrado de gestão que promove a digitalização de todos os dados da indústria farmacêutica.

O Nuplam é o laboratório farmacêutico oficial do Rio Grande do Norte que produz medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS), possuindo uma vasta quantidade de dados e processos que precisam ser gerenciados com demasiada coerência e responsabilidade. Por isso, buscou parceria com o IMD para a criação de um Sistema Integrado de Gestão que reúne os dados de produção, manutenção, almoxarifado, controle de qualidade, de contratos e informatiza os processos de trabalho: o SigNuplam.

“Ao ser solicitada pela diretoria da indústria, nossa equipe percebeu que o Nuplam possuía muitos desafios e soluções para o processo de digitalização dos seus dados. Após essa avaliação, realizamos um Programa de Residência em TI com duração de 18 meses, em que um grupo de 15 estudantes orientados por quatro professores, trabalharam em soluções para atender as demandas do Nuplam, ao mesmo tempo em que assistiram aulas do curso Latus Sensu e se capacitam com as atividades realizadas dia após dia”, comenta o diretor de projetos do IMD, Jair Leite.

 LEIA NO PORTAL UFRN