Preso um dos maiores traficantes de drogas do mundo que usava porto de Natal como rota

Nesta terça-feira (21), foi preso um dos maiores traficantes de drogas do Brasil e do mundo, Sérgio Roberto de Carvalho, de 63 anos, considerado o “Pablo Escobar Brasileiro”.

O ex-major Carvalho foi detido pela Polícia da Hungria, em Budapeste. Ele comandava operações internacionais utilizando vários portos do Brasil, incluindo o Porto de Natal.

A Polícia Federal informou que Carvalho estava na Hungria com passaporte falso, e que não resistiu à prisão. Ainda não se sabe se ele ficará preso na Europa ou será extraditado para o Brasil. Ele estava foragido desde 2018.

O papel do Rio Grande do Norte no esquema internacional comandado por Roberto de Carvalho, segundo processos obtidos pelo jornal Tribuna do Norte, ocorria com métodos e técnicas para driblar a Receita e Polícia Federal.

O principal método é o Rip On/Rip Off, que consiste na quebra do lacre do conteiner, inserção da droga (Rip On) e colocação de outro lacre, sem conhecimento do exportador/importador da carga lícita. Na descarga no destino, há o movimento inverso e o contêiner é reaberto para retirada da droga (Rip Off).

Investigações da Polícia Federal apontam que Carvalho comandava uma grande organização criminosa responsável pelo envio de 45 toneladas de cocaína para a Europa, avaliada em R$ 2,25 bilhões, a partir de 2017.

Com informações da Tribuna do Norte