Anvisa aprova novo tratamento para câncer de medula óssea

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (1º/4), o registro do Carvykti (ciltacabtageno autoleucel). O medicamento da farmacêutica Janssen-Cilag é indicado para o tratamento de pacientes adultos com mieloma múltiplo, chamado também de câncer de medula óssea.

“Os benefícios do Carvykti são uma resposta eficiente e durável em pacientes com mieloma múltiplo recidivado e refratário. A Anvisa decidiu que o produto é seguro, de qualidade e promove a eficácia pretendida, sendo os benefícios do ciltacabtageno autoleucel superiores aos seus riscos”, afirmou a agência em comunicado.

O Carvykti também tem aprovação para uso pela Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e a recomendação de registro pela Comité de Medicamentos de Uso Humano (CHMP, na sigla em inglês) da European Medicines Agency (EMA).

Mieloma múltiplo

No mieloma múltiplo, a proliferação de células plasmáticas – um tipo de glóbulo branco que produz anticorpos e é encontrado na medula óssea – encontra-se fora de controle, o que resulta em células anormais e imaturas na medula óssea.

Quando essas células se tornam malignas, elas deixam de proteger o corpo de infecções e produzem proteínas anormais que podem afetar os rins, os ossos ou o sistema sanguíneo.