Adolescente potiguar é resgatada de suposta exploração do trabalho infantil em Fortaleza

Uma adolescente de 17 anos, natural do Rio Grande do Norte, foi resgata de uma suposta situação de exploração do trabalho infantil no bairro Jangurussu, em Fortaleza (CE), na última quinta-feira (4). O caso foi revelado quando ela pediu ajuda a um grupo de pessoas que estava em um estabelecimento comercial na região.

De acordo com relatos de pessoas que estavam no local, ela estava vendendo bombons e aparentava estar com medo. A adoelscente foi encaminhada à Casa da Criança e do Adolescente, no bairro São João do Tauape, pelo Conselho Tutelar. 

A jovem chegou em Fortaleza  há cerca de dois anos à procura da mãe, mas passou a morar com outros familiares, que são os principais suspeitos de colocá-la em situação de escravidão e não suprir suas necessidades básicas como acesso à alimentação, educação e saúde. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) investiga o crime de exploração do trabalho infantil.

O acolhimento pela Casa da Criança e do Adolescente é confirmado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Em comunicado complementar, a Secretaria de Direitos Humanos informou que ela recebeu atendimento da rede socioassistencial e foi encaminhada para o serviço de acolhimento municipal. 

Um Boletim de Ocorrência (B.O) também foi registrado na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca), que ouviu testemunhas e está apurando os fatos. A pasta de segurança informou que outras informações não serão repassadas para não interferir no encaminhamento das investigações.  

Tribuna do Norte