Servidora denuncia assédio moral no Hospital Municipal de Natal

Não é de hoje que o Sindsaúde/RN denuncia e alerta os trabalhadores da saúde de Natal, quanto aos casos de assédio moral que acontecem dentro das unidades. Além da pressão no enfrentamento a pandemia, a falta de materiais e estrutura  e o grande déficit de profissionais da área, os trabalhadores da saúde de Natal também são obrigados a  lidar com situações constrangedoras e humilhantes, como por exemplo, serem privados de uma cadeira para descansar as pernas ao longo do plantão.  

O caso ocorreu no Hospital Municipal de Natal, quando uma enfermeira da unidade decidiu trocar o seu local de repouso específico para enfermeiros, para dormir no setor em que uma das técnicas de enfermagem cumpria o plantão. A enfermeira ocupou os dois únicos assentos do local (uma poltrona e uma cadeira), e ao ser questionada pela técnica de enfermagem que também precisaria da cadeira para descanso, a mesma sugeriu que ela fosse sentar em uma maca, equipamento insalubre destinado ao atendimento dos pacientes.  

Após o ocorrido, a enfermeira ainda registrou o “mal comportamento” da técnica de enfermagem no livro de ocorrências, contradizendo as suas próprias atitudes de dormir em um local inapropriado.

O Sindsaúde ressalta a importância do respeito e empatia entre profissionais da saúde, e repudia qualquer atitude que venha a constranger, humilhar, e assediar moralmente os colegas de trabalho devido a sua posição hierárquica. E também cobra providências da coordenação do hospital que até o momento, ainda não se manifestou sobre o caso.

Fonte: Sindsaúde RN