SENAI RN discute com a Nokia implantação de laboratório de formação para a indústria 4.0

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI RN) e a Nokia Brasil avançaram em discussões nesta semana, em São Paulo, sobre a implantação de um laboratório de alta tecnologia para formação de profissionais para a indústria 4.0, em Natal.

De acordo com o diretor do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello, há a expectativa de que o laboratório seja criado ainda este ano na estrutura do CTGAS – unidade SENAI especializada em soluções de educação e serviços para o setor industrial – como uma espécie de “mini indústria” que prepare trabalhadores para a “indústria do futuro”.

“O laboratório será usado especialmente para formação de pessoas nas tecnologias embarcadas, incrementando os cursos que existem, mas especialmente no lançamento de novos cursos, e servindo também para mobilizar empresas para uso das tecnologias da Indústria 4.0”, disse, após reunião com o presidente da Nokia Brasil, Ailton Santos, e executivos da companhia na última quinta-feira, em São Paulo.

“A intenção”, segundo o diretor do CTGAS, “é que o laboratório inclua plantas industriais com tecnologia 5G, utilizando IoT (internet das coisas), computação em nuvem e robótica industrial”.

“Como um divisor de águas em tecnologias educacionais no Rio Grande do Norte voltadas à indústria do futuro”, acrescenta.

O diretor regional do SENAI RN, Emerson da Cunha Batista, fez coro sobre a relevância do projeto também após a reunião, frisando que “no mundo onde a educação e a evolução industrial passam cada vez mais pelas tecnologias, em especial 5G, é preciso acelerar formas de ensino para propiciar aos alunos e clientes atendidos uma visão do que os espera em qualquer local do continente”.

A iniciativa, segundo ele, também impulsiona o domínio da execução de ações por meio da tecnologia à distância.

OpenLab

O encontro para definições sobre o projeto foi realizado no SENAI-SP, onde um laboratório parecido foi implantado com a Nokia em setembro de 2020. O chamado OpenLab da Indústria 4.0 é descrito como uma planta de manufatura avançada onde as empresas testam novas tecnologias e os alunos aprendem na prática.