CRP/RN: Conselho defende aumento no número de psicólogos trabalhando em hospitais

Imagem ilustrativa

O Conselho Regional de Psicologia do RN (CRP/RN) defende o aumento no número de psicólogos trabalhando no contexto hospitalar.

De acordo com a entidade, a ausência de profissionais especializados pode potencializar os danos causados por doenças, tanto nos pacientes quanto em familiares, e na própria equipe de saúde.

O membro da Comissão de Avaliação Psicológica do CRP/RN, Rodrigo Oliveira (foto), que atua como psicólogo hospitalar no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do RN (UFRN), na capital do estado, explica que o papel do profissional da Psicologia em hospitais é, inicialmente, prestar assistência aos pacientes e seus familiares no que diz respeito à perda da saúde.

Ele afirma que “este profissional poderá identificar reações emocionais próprias do adoecimento, tais como negação, passividade ou agressão, por exemplo, desenhando estratégias terapêuticas baseadas no suporte emocional, apoio psicológico, intervenções breves e focais, reflexivas e com ênfase do momento”.

release é encaminhado pela assessoria de comunicação social do CRP/RN, em Natal.