Guamaré encerra 18 de Maio realizando o 6º Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Nos últimos sete anos, Guamaré vem realizando fórum de discussão sobre um tema que ainda é tabu na sociedade brasileira: abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. No intuito de trazer à luz assuntos que muitas vezes preferimos manter em sigilo, o município traz o debate para vários segmentos populacionais, desde crianças e adolescentes, suas famílias, e os técnicos da Rede de Proteção que trabalham diretamente com a problemática.

Este ano, o tema proposto foi “A Corresponsabilidade da Justiça no Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, pois o julgamento e parecer do Judiciário nos casos de violência sexual é imprescindível para articulação da Rede. Muitas vezes, crianças e adolescentes são obrigadas a sair de casa ou conviver com o agressor por anos aguardando a decisão da Justiça referente as denúncias. Mas por que isso acontece? Qual a responsabilidade daqueles que devem promover os direitos fundamentais de crianças e adolescentes?

Foi pensando nesses casos que a Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Guamaré realizou, nesta quinta-feira, 18 de maio de 2017, seu 6º Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi promovida uma Mesa Redonda que debateu junto ao público a problemática apresentada.