Alerta máximo em São Miguel do Gostoso. Dois empregados de empresa eólica hospedados em pousada da cidade estão contaminados por Covid-19

Sinal de alerta máximo para a contaminação  pelo Covid-19 (foto à esquerda) em São Miguel do Gostoso.Nesta terça-feira, dois casos positivos do vírus que vem assustando todo o mundo foram confirmados na cidade. São dois empregados de  uma conhecida empresa de energia eólica que opera em São Miguel do Gostoso. Os dois rapazes estavam hospedados em uma pousada no bairro do Maceió.

Na última sexta-feira, os dois rapazes viajaram para Mossoró, cidades onde moram, e não votaram no domingo para a pousada, conforme estava previsto. Na segunda-feira, a pousada ficou sabendo que a Vigilância Sanitária da cidade havia recebido telefonema anônimo, de um empregado da empresa eólica, dizendo que os dois rapazes tinham testado positivo para o Covid-19.

Ainda na segunda-feira, a Vigilância Sanitária foi à pousada para confirmar que os dois empregados da eólica, que estavam hospedados ali,  estavam contaminados. O estabelecimento foi interditado. Nesta terça, quatro empregados da pousada foram enviados para Natal, para fazerem o teste e saberem se estão ou não contaminados.  

A pousada está fechada e nesta quinta (21/5) vem uma empresa especializada fazer a higienização do estabelecimento. Segundo a pousada, um dos rapazes não trabalhou na semana passada por se sentir mal, com diarreia. Mas a eólica, responsável pela hospedagem, não avisou nada sobre a contaminação.

Bem grave esta situação. Os gastos com testes da Covid (R$ 380 cada) e transporte até Natal foram pagos pela pousada. Além disso, também vai pagar a empresa especializada que vem nesta quinta para desinfectar a pousada. Qualquer que seja o resultado dos testes, funcionários da pousada vão entrar em isolamento.

Como todas as pousadas de São Miguel do Gostoso, o estabelecimento onde este fato ocorreu passou a receber empregados de eólicas, antes do final de abril, atendendo a decreto da Prefeitura local. Este decreto autorizava que pousadas locais recebam pessoas que trabalham em empresas eólicas.

Apenas poucas pousadas aceitaram a orientação da Prefeitura e abriram para receber empregados de eólicas. A maioria das pousadas de São Miguel do Gostoso continua fechada e não recebem trabalhadores de eólicas. Atualmente há 85 trabalhadores de eólicas hospedados em pousadas ou em casas alugadas. Fora os que já trabalhavam há mais tempo em eólicas.

Segundo a Vigilância Sanitária da cidade, o escritório da eólica em que os dois empregados trabalhavam foi interditado. Cerca de 10 empregados que trabalhavam no local, entre eles moradores de São Miguel do Gostoso, foram submetidos ao teste do Covid-19 e ficarão em isolamento a partir de agora.

Fonte: Emanuel Neri/nobalacobaco