Eleições: Com 43 mil eleitores, Caicó tem nove pré-candidatos à prefeitura

Sétimo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, com mais de 43 mil eleitores aptos a votar em 15 de novembro, Caicó tem uma das prefeituras mais disputadas do Estado. Prova disso é que, a pouco mais de 100 dias da eleição, a cidade tem pelo menos nove pré-candidatos a prefeito.

O prefeito Batata (MDB) deverá ser candidato à reeleição e, para isso, conta com apoio do grupo do prefeito de Natal, Álvaro Dias, e do experiente vereador Lobão Filho. O jovem médico Judas Tadeu fortaleceu o PSDB e conta com o apoio do deputado Vivaldo Costa (PSD), considerado como forte liderança local. Já o ex-prefeito Roberto Germano tem incentivado, juntamente com o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB), o nome do empresário Arthur Maynard (PSB).

O vereador Rangel Araújo (PDT) tem se colocado, mas pode também se compor com outros nomes. Nome do Solidariedade, o empreendedor Diogo Vale também é outro que não conseguiu ainda atrair forças para alavancar seu nome.

O PSL, por sua vez, ensaia o nome do policial Alexandre Cazuza, que conta com o apoio do deputado federal General Girão. O ex-secretário de Finanças do prefeito Batata Francisco Oliveira, o FAO, lançou seu nome pelos Republicanos. E ainda consta o folclórico Cição Bandido, que já foi candidato em várias campanhas.

Este ano, Cição quer sair pelo PTB. De acordo com informações de observadores políticos do Seridó, os três nomes que reúnem hoje mais força são Dr. Tadeu, Batata e Arthur Maynard. Na última campanha em Caicó, cinco nomes disputaram a prefeitura. Pela primeira vez, uma terceira via conseguiu superar as duas principais forças e eleger o então vereador Batata, com 37,12%.

O prefeito Roberto Germano, no MDB à época, alcançou 28,58%. Até agora, a esquerda não conseguiu um nome como em 2016. O advogado João Braz, do PCdoB, conseguiu 12% dos votos.

O PT é dividido e nas sondagens não tem alcançado nenhum nome forte, mesmo tendo a governadora Fátima Bezerra como principal estrela. O PT não tem nenhum vereador hoje em Caicó.

A jovem Danyelle Guedes preside o PT em Caicó. Parceiro do PT, o PCdoB tentou sem sucesso lançar a professora Sandra Kelly a prefeita, mas o nome dela foi retirado o­ cialmente em março. Diante do cenário, a governadora Fátima Bezerra tem simpatia por uma composição com o deputado Vivaldo Costa, seu aliado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Jornal Agora RN