Presidente da Câmara Daniel Enfermeiro é recebido em audiência para tratar da questão do Hospital Regional

Presidente da Câmara, Daniel em audiência com o governador Robinson Faria

O presidente da Câmara de Vereadores de João Câmara, Daniel Enfermeiro teve uma audiência nesta quinta-feira(19) com o governador Robinson Faria, com o qual tratou da questão relacionada a suposta municipalização o fechamento do Hospital Regional José Alves Godeiro. Estavam presentes o suplente de deputado Federal Abrão Lincoln e o deputado estadual José Dias.

Eu disse ao governador que ele está fechando o hospital por tabela, porque o município de João Câmara não tem a menor condição de arcar com a despesa do hospital. O município de João Câmara hoje, tem uma dívida de quase R$ 60 milhões, como é que um município que está endividado vai ter condição de arcar com mais uma despesas, de mais de um milhão de reais, isso eu mostrei ao governador”, disse Daniel.

Eu disse ainda ao governador, o povo de João Câmara está com dois planos, o plano A e o plano B. O que é o plano A, é fechar a BR 406, e eu conversei com alguns funcionários do Hospital disseram que melhor seria dar um abraço simbólico e colocar faixas  dizendo não a municipalização do hospital ou fechamento, porque a ideia direta não é fechar o hospital, mas indiretamente é fechar sim, porque, no momento em que ele vai municipalizar, o município de João Câmara não tem condição de arcar, e aí consequentemente vai fechar sim o hospital. E eu mostrei a realidade, quando nós passamos por essas dificuldades, quando aconteceu com a Maternidade, que tentamos conversar com os políticos , tudo que era de direito, ficou na promessa, a população não se manifestou e terminou acontecendo o fechamento da maternidade. Mas naquele tempo nós tínhamos o plano B que era o hospital, e hoje nós não temos mais o plano B, se fechar a população de João Câmara é quem vai sofrer, eu passei isso pro governador” alertou Daniel.

De pronto ele demonstrou muito interesse em não municipalizar o hospital, ele entendeu que os trâmites viáveis não era municipalizar. Eu disse a ele, governador o senhor sabe que tá num ano de campanha, o senhor já pensou municipalizar o hospital em plena campanha, como é que  fica o desgaste do senhor e ele concordou comigo, imediatamente ele ligou pra o secretário de saúde George e pediu uma solução; o secretário George fez as maiores dificuldades possíveis, disse que a UTI do Walfredo tinha fechado, a UTI do Maria Alice tinha fechado e que não tinha o que fazer, a questão dos hospitais era mão-de-obra e que o caminho era fazer concurso, só que o governo disse que concurso não dar certo, porque a situação do hospital regional de João Câmara é pra ontem, aí ele disse a única alternativa que tem é cooperativa, contratar médicos via cooperativa, e aí ficou acertado George fazer os contatos, o governo ter uma conversa com o TCE, com o MP para que viabilizasse a questão da cooperativa” destacou.

Eu sei que a conversa foi proveitosa, ele se comprometeu em resolver o problema e vamos aguardar que ele resolva de fato e de direito. Na oportunidade foi  ventilado também a questão da sala de parto, eu mostrei pra ele que a população de João Câmara está tendo o desprazer de ter seus filhos sem a maturidade comprovada, com os filhos nascendo em outros municípios. Falei também da questão da sala de reanimação e voltei a mostrar a questão  de quantos óbitos já teve devido a falta de uma sala de reanimação, também cobrei a questão da clínica médica” concluiu Daniel.