Trânsito cai 50% e movimento de pessoas nas praias diminui 70%, após isolamento social no RN

O trânsito de Natal caiu mais de 50% desde o cancelamento das aulas e a publicação do primeiro decreto visando o isolamento social no Rio Grande do Norte. Isso é o que aponta um levantamento do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN, sobre o comportamento social, que leva em conta dados de usuários de aplicativos. Nas praias do estado, a movimentação de pessoas chegou a reduzir em mais de 70%.

As aulas das redes pública e privada de ensino foram suspensas no dia 18 de março e o primeiro decreto do governo do estado sobre isolamento foi publicado no dia 21 do mesmo mês.

Sem contar com o feriado da última sexta-feira (10), o pico de redução do trânsito, na semana passada, foi na quarta-feira (8), quando o tráfego de veículos ficou 81% menor em relação à média da cidade na primeira semana de março.

Apesar disso, no último fim de semana, mais carros passaram a ocupar as ruas da capital potiguar e a variação negativa ficou em apenas 47%. Os dados fazem parte de um gráfico elaborado pelo laboratório com base nos dados de um estudo feito em parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o aplicativo Waze.

Outro gráfico mostra a redução da movimentação de pessoas em alguns tipos de comércio e estabelecimento do Rio Grande do Norte – este, feito com dados disponibilizados pelo Google.

G1RN