Sethas realizará capacitação do Cadastro Único em agosto

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), em parceria com a Caixa Econômica Federal, com o Ministério da Cidadania e a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, realizará a edição 2019 da Capacitação do Cadastro Único (CadÚnico), durante o mês de agosto, na sede da Caixa Econômica do Praia Shopping, localizada na capital potiguar. Ao todo, 100 vagas estão sendo ofertadas para os operacionalizadores do cadastro dos 167 municípios do Rio Grande do Norte.

A Capacitação tem como objetivo promover a padronização de documentos concernentes ao preenchimento formal dos formulários, conforme disposições de grupos populacionais e situações específicas dos beneficiários. O diagnóstico preciso da situação do beneficiário permite enquadrá-lo nos programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família e em outros 22 programas complementares, como o Minha Casa Minha Vida, tarifa social de energia elétrica e a isenção em concursos públicos federal.

 Para Jairo Bezerra, coordenador estadual do Cadastro Único, a capacitação ajuda a evitar problemas na caracterização da situação socioeconômica do beneficiário. “Muitos não recebem seu benefício devido a problemas nos formulários cadastrados na Base Nacional. Essa Capacitação ajuda a evitar esses transtornos. Por isso, é importante que os profissionais sejam capacitados para lidar com esses imprevistos”, disse.

Quatro turmas de 25 participantes serão organizadas de acordo com as inscrições, que serão feitas por meio do e-mail intersetorialidadepbf@rn.gov.br, até o dia 25 de julho. A formação das turmas privilegiará os municípios com gestões recentes, provenientes das últimas eleições complementares no Estado, e técnicos não atendidos pelas últimas capacitações.